quarta-feira, 25 de novembro de 2009

POLÍTICA - Quem toma do leite não larga a teta!

Para os concurseiros do Brasil como eu, uma notícia desanimadora, novamente envolvendo nosso queridinho do congresso, Sarney:

Última colocada, ex-assessora de Sarney ganha vaga em concurso

25 de novembro de 2009 • 08h58

Uma antiga assessora do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tornou-se funcionária de carreira da Casa mesmo sendo a última colocada em um concurso público que previa apenas uma vaga. Elga Mara Teixeira Lopes foi contratada como produtora de pesquisa e opinião do Senado, com salário inicial de R$ 12.264,48. As informações são do jornal O Globo.

Desde 2003, Elga Mara vinha se revezando em cargos comissionados diferentes no Senado, quase todos garantidos por indicação de Sarney. A funcionária teria prestado ainda serviços ao presidente do Senado durante a campanha de 2006.

Elga Mara foi contratada depois que a direção do Senado remanejou vagas de outras áreas para a Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública (Sepop), órgão do qual a nova servidora concursada já havia sido, inclusive, diretora.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Senado, o preenchimento de vagas foi autorizado em razão da demanda da Sepop por pelo menos dez servidores. Entretanto, apenas cinco candidatos se classificaram para esta área no concurso público realizado em 2008, que previa, no edital, apenas uma vaga. Elga Mara foi a quinta colocada.

Histórico da Dona Elga:

Sarney exonera do cargo secretária de Comunicação Social do Senado. Mas quem é Elga Mara?

Publicado por Pax em 24/04/2009

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil – 23 de Abril de 2009

Brasília – O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), assinou hoje (23) a exoneração da secretária de Comunicação Social da Casa, Elga Mara Teixeira Lopes.

O ato foi publicado no boletim administrativo do Senado. Interinamente, responde pela Secom há um mês a servidora Ana Lúcia Novelli.

No fim de março, matérias publicadas na imprensa informavam que Elga Teixeira teria trabalhado em campanhas eleitorais sem licenciar-se do Senado.

Logo após as denúncias, a servidora entrou de férias. Agora, ela deve ser designada para nova função ainda não definida. Elga é funcionária comissionada do Senado.

Observação do Blog: Vale a pena lembrar das notícias colecionadas sobre o assunto. Elga Mara trabalhou em campanhas eleitorais para José Sarney (PMDB), João Paulo (PT), Delcídio Amaral (PT) e Roseana Sarney (PMDB), segundo o noticiário abaixo relacionado.

Com salário do Senado e sem se licenciar, jornalista nomeada por Sarney trabalhou para cinco candidatos desde 2003 – 27/03/2009

Sarney deu Diretoria de Modernização do Senado a assessora – 24/03/2009

Publicado por Pax em 24/03/2009

Maria Lima e Adriana Vasconcelos – O Globo

BRASÍLIA – O Senado tem uma Diretoria de Modernização Administrativa e Planejamento desde 2003. Mas, nesses seis anos, modernidade e planejamento passaram longe da Casa: os gastos com pessoal cresceram na mesma proporção das contratações – já são quase 10 mil funcionários, entre concursados, comissionados e terceirizados – e a transparência na gestão é uma das mais questionadas na Esplanada. Nem mesmo a pessoa que assumiu a diretoria, em 2003, consegue listar algum projeto da diretoria para modernizar o Senado.

Em 2003, a jornalista e advogada Elga Mara Teixeira Lopes, que participara da campanha da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) para o governo do Maranhão no ano anterior, foi indicada pelo então presidente José Sarney (PMDB-AP) para chefiar a tal diretoria. Hoje, recém-nomeada por Sarney para dirigir a enorme máquina de comunicação do Senado, com 20 secretarias, Elga diz não saber por que foi preciso contratar a Fundação Getulio Vargas para propor projetos de modernização.

’Preciso de mais tempo para responder’, diz diretora

Sobre o resultado dos três anos à frente da Diretoria de Modernização, Elga citou a execução do projeto de comemoração dos 180 anos do Parlamento. Sobre projetos de melhoria de gestão, disse não lembrar:

Perdoe, eu ralei muito nesses três anos, mas não me lembro. Estamos falando de 2003, né? Preciso de mais tempo para responder

Ela conta que foi contratada para trabalhar nas campanhas de Sarney ao Senado, em 1998, e de Roseana, em 2002. Embora explique que em suas férias dá consultorias eleitorais, diz que não trabalhou na campanha da senadora em 2006, quando fora nomeada para outra função, a de diretora de Pesquisa de Opinião, o antigo serviço 0800 Alô Senado. Elga foi contratada para essas diretorias como comissionada, pois não é concursada. Sobre a diretoria ter sido batizada de Modernização Administrativa, diz achar um exagero:

- Modernizar o Senado é uma pretensão grande (da diretoria). É um órgão apenas de assessoria ao presidente. Participava de reuniões dando sugestões para melhorar a transparência nos gastos, como o programa Siga Brasil.

Diretor-geral confirma recriação de cargos de chefia

Como não é concursada, Elga pode ser demitida na leva de novos diretores (cerca de 40) que o 1º secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), deve anunciar nos próximos dias. A diretora de Comunicação Social, que comanda órgãos como Rádio e TV Senado, jornal eletrônico, impresso e outros veículos de comunicação, passou no fim de 2008 no concurso realizado pela FGV para preencher 50 vagas na Casa. Ficou em 5 lugar, para uma vaga de produtor de pesquisa de opinião, com salário de R$ 12.264,48.

O diretor-geral do Senado, Alexandre Gazzineo, confirmou que poderá reaproveitar em cargos de chefia alguns dos 50 diretores dispensados na última sexta-feira. Segundo ele, isso implicaria redimensionar o cargo e a gratificação. Sua meta é apresentar amanhã ou quinta-feira um plano de reestruturação dos cargos de direção do Senado.
...

E os trouxas estudando, ralando, pagando cursinho, livros, se dedicando, perdendo noites de sono, deixando de viver a vida por um sonho, para uma aparentada do xerife do Brasil que ficou em quinto lugar entrar na vaga do primeiro!

BRASIL! UM PAÍS DE TODOS.
VERGONHA MUNDIAL