terça-feira, 17 de novembro de 2009

Plastimodelismo, uma paixão.

Douglas A-20 Havoc nos tempos de Guerra

Imagine você e seu filho horas juntos numa mesa conversando, pintando, colando, montando e discutindo sobre um avião, carro, tanque, helicóptero, navio, etc?

Seria ótimo não? Eu tenho esse pensamento, apesar de eu ainda não ter um filho, lembro muito bem quando eu e meu pai passávamos horas juntos montando a coleção de selos que guardo em casa, íamos a Belo Horizonte lá na Galeria Ouvidor numa loja repleta de selos, que hoje acabou, a última vez que fui lá havia pouca coisa e a loja tinha se transformado num tipo de R$1,99.

Tempos bons! Eu e meu paizão, era bom a gente andar por BH atrás de selos internacionais, chegamos a comprar alguns lá no Parque Municipal, onde colecionadores e vendedores faziam negócios, comprei uma série e pagamos em Marco alemão, até hoje não me esqueço disso.

O bom é que eu e meu pai quase nunca tivemos um tempo livre um com o outro, devido a separação com minha mãe, essas horas montando álbuns de selo eram sagradas, inesquecíveis. Hoje eu vejo os filhos cada vez mais distantes dos pais, colados no vídeo-game, orkut e msn, creio eu que minha relação com meu futuro filho (se Deus quiser ainda vou ter um) será diferente.

Mas, voltando ao assunto do primeiro parágrafo, imagine você chegando em casa com um modelo novinho na mão? Uma caixa de avião na escala 1:48, um bombardeiro Americano com suas duas enormes hélices? Seu filho em pé na porta para te abraçar e você com aquele embrulho em baixo do braço e com um enorme sorriso? Já Pensou?


Seria uma cena fascinante, com certeza isso lhe lhe proporcionaria horas com ele montando modelos de plastimodelismo, é realmente algo brilhante pensar nessa hipótese. Minha esposa esse final de semana experimentou e gostou, pintando as peças para mim, seguindo o modelo que realmente existiu, um bombardeiro médio do Exército Americano, o Douglas A-20 B Havoc.

Aqui em minha cidade o mercado é ZERO, infelizmente não existe, por isso tenho que comprar pela internet em São Paulo, são importados e portanto, um hobby um pouco caro, não são brinquedos, são enfeites, mas que garantem um visual bacana em qualquer quarto de garoto. Não é algo para você gastar R$100,00 e dar para o seu filho jogar no quintal, é tão delicado que as peças são coladas e qualquer toque mais desajeitado ela se solta. Os aviões são uma peça de decoração, não objetos para crianças ficarem jogando das janelas, é como uma escultura ou uma estátua na mesa ou na cômoda da sua sala, é algo que traz fascínio e curiosidade.

É um quebra cabeças 3D, imagine um monte de peças coladas em árvores (como são chamadas as grades onde ficam fixadas as peças para destacá-las), de cor cinza ou branco, numeradas e classificadas num manual de instruções, e daquele monte de peças vai surgir um avião de mais ou menos 30 cm de comprimento por 40 cm de largura de uma asa a outra e uns 10 cm de altura? Pintado na cor original daquele que foi utilizado na famosa grande guerra. É uma sensação muito legal!

Então no meu quarto, já deixo uma etiqueta de "Atenção! Olhar com os olhos." Para os visitantes mais empolgados. Quando meus sobrinhos me visitam ou quando algum amigo ou parente leva seus filhos já fico de olho pois para crianças e principalmente meninos é algo que deixa a imaginação à mil!

Já que eu ainda não pude arrumar um garoto, vou montando o meu quarto com meus aviões, já são mais de 30, na escala 1:48 e 1:72, os primeiros maiores e mais detalhados, os outros menores e mais fáceis de montar. Mas existem vários outros tipos de escala, existem aviões muito maiores na escala 1:32 e 1:24 e aviões menores na escala 1:144 que custam em média R$12,00, mas servem para completar dioramas, que são cenas de batalha e também Porta-Aviões. Essa paixão pode ser ilimitada, pela quantidade de modelos que existem no mercado, aviões de todas as guerras, modernos e antigos, civis e militares, à jato ou à hélice, navios, barcos, tanques, carros, caminhões, helicópteros, canhões, etc.

Quem vai a uma loja dessas em São Paulo ou no Rio fica louco e se não segurar a onda, vai gastar uma grana boa, é hobby para poucos, mas existem modelos baratos na faixa de R$25,00 que vale a pena. Dependendo da marca e modelo os aviões variam de preço e quanto mais peças, mais caros e também existem aqueles kits raros, de aviões famosos como o IL2-Sturmovik Russo ou F-200 Condor Nazista, raríssimos de encontrar e quando aparecem tem que pagar um preço alto para adquiri-los.

Sou apaixonado por aviões da Segunda Guerra, não tenho outro tipo de modelo nas minhas prateleiras, já pensei em comprar aviões modernos, mas ainda faltam tantos modelos diferentes de aviões da WWII que não penso em mudar de categoria, os alemães, americanos e japoneses criaram uma infinidade de caças e bombardeiros para disputarem seus territórios, isso, sem falar de russos, italianos e outras nações, até mesmo modelos brasileiros existem, utilizados pela famosa esquadrilha Senta a Púa, os aviadores tupiniquins utilizaram os modelos americanos como por exemplo o P-47 Thunderbolt, modelo este que hoje enfeita uma de minhas prateleiras em minha casa.

E nesse pensamento vou seguindo, enquanto meu filho não nasce, vou eu mesmo criando meu mundo apaixonante, plastimodelismo é uma paixão, e acredito que não deva ter nada mais apaixonante do que você ter seu filho ao seu lado montando um como este das fotos (Douglas A-20B Havoc esc: 1/48) batendo um papo, se divertindo e vendo o resultado no final em cima de uma prateleira ou pendurados no teto dos quartos, algo comum nos lares americanos, pois lá, onde estão os maiores fabricantes de kits, os preços são muito em conta! Aqui, a única fábrica, Revell Brasileira fechou depois da invasão dos piratas chineses! Triste! Muito Triste!