terça-feira, 3 de novembro de 2009

Desejo e Felicidade

O Desejo não é Incompatível com a Felicidade

Há os que dizem que não existe felicidade porque o homem é insaciável nos seus desejos. E, se existe desejo, ideal, meta, existirá, por isso mesmo, insatisfação até que o projecto seja realizado. Havendo insatisfação ou frustração, não há felicidade.

Jean-Louis Etienne, o homem que percorreu sozinho o Pólo Norte, disse, após essa fantástica aventura: "Há dois grandes momentos de felicidade na vida: quando temos um sonho e quando conseguimos concretizá-lo.

Vamos distinguir duas coisas:

A felicidade é um estado de ser, independente do desejo, da caminhada e do destino. Sendo feliz, mantendo-se feliz, a criatura humana sonha, idealiza e trata de concretizar os seus sonhos. Ainda que mal comparado, é como os sapatos nos pés: quer a pessoa venha para cá ou vá para lá, fique de pé ou sentada, viaje de comboio ou de automóvel, os sapatos estão sempre calçados.

Uma coisa é ser, outra coisa é fazer e ter.
Sendo feliz, faça e tenha o que quiser.
O fazer não impede o ser.

Sendo feliz, sempre, em qualquer circunstância, em qualquer lugar, a qualquer momento, projecte as suas metas e realize-as, porque o desejo, o projecto e o ideal são fundamentais para impulsionar a vida e o mundo para a frente.

Há pensadores orientais que ensinam que não se deve ter desejos, porque dizem que eles perturbam a paz de espírito, já que criam ambição e ansiedade.
Acontece que não há como não ter desejos. O facto de não querer ter desejos é já um desejo. Você não alcançará a paz de espírito se não desejar a paz de espírito.

Sendo feliz, direccione as suas energias para a realização dos seus sonhos. Não há incompatibilidade. Se o desejo e o acto criador impedissem a felicidade, poder-se-ia admitir que nem Deus é feliz, já que desejou criar a Humanidade e o Universo e os criou.

A felicidade não é o destino. É a essência. A essência acompanha intrinsecamente o ser.

A doutora da Igreja, Santa Catarina de Sena, vislumbrara essa verdade quando disse: "O caminho do céu é o céu". Elbert Hubbard disse que "a glória consiste no próprio prazer da subida". São indícios de que a felicidade é intrínseca ao pensamento, ao movimento criador e ao próprio destino.

Com a Humanidade,
com o Universo
e com Deus.

Sentir-se bem com a Humanidade, com o Universo e com Deus significa que, para o seu estado de felicidade, não importa como se sintam a Humanidade, o Universo e Deus, mas importa como você se sente em relação à Humanidade, ao Universo e a Deus. Os seus próprios pensamentos, sentimentos, crenças, hábitos, conceitos e ideologias é que dizem da sua felicidade ou infelicidade.

O mundo exterior é o reflexo do mundo interior. O mundo exterior tem a configuração que você lhe der mentalmente. Você vê o mundo exterior na imagem do seu próprio espelho. O mundo é mau se você pensa que é mau. É bom se acredita que é bom. Qualquer pessoa ou animal é seu amigo, se você assim o considerar.

Você enquadra o mundo, os objectos, as pessoas, os animais e os vegetais dentro do universo das suas crenças.

Contam que, certo dia, o escritor e poeta Olavo Bilac foi procurado por um comerciante amigo, que queria vender uma pequena propriedade agrícola, que, por sinal, o poeta conhecia muito bem. Bilac criou e publicou este anúncio para o amigo: "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer, no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marulhantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda".

Tempos depois, Bilac encontrou o amigo e perguntou-lhe se já tinha vendido a propriedade.

—Não pensei mais no assunto — respondeu o comerciante. — Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que possuía.

Que não seja necessário você colocar-se à venda para descobrir os seus próprios valores e qualidades...

Felicidade é sentir-se bem em relação a todos os seres humanos. Basta cultivar uma mágoa, ou ódio, ou inveja, contra qualquer dos seis mil e quinhentos milhões de habitantes deste planeta para você já não ser feliz. Mas não são as pessoas que devem mudar para que você seja feliz. Você é que deve mudar positivamente o seu modo de pensar sobre os seres do mundo, para chegar ao estado de felicidade. Você é o seu próprio ponto de referência.

Tomando como base a mente subconsciente, que é cósmica, eu, você e todas as criaturas do Universo somos uma única unidade, de tal forma que estamos sempre a afectar-nos mutuamente. Se eu ofendo um ser humano, ou um animal qualquer, até mesmo uma pedra, estou a ofender-me a mim mesmo. Se os bendigo, estou a bendizer-me a mim mesmo. Lei do Retorno. Lei em que cada qual colhe o que semeia.

Aqui cabe ressaltar a sabedoria do Mestre, quando ensinou a essencialidade do "amar-se".

A essência de Deus, a essência da vida, a essência do Universo e a essência do ser humano é a mesma: o amor.

Eis a chave da felicidade.

Do livro: Porque as pessoas felizes são felizes de Lauro Trevisan.