sábado, 16 de julho de 2011

WWII - Submarino U-513 encontrado em Santa Catarina


Os restos do submarino alemão U513, afundado por um avião americano em águas territoriais brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial, foram encontrados a 75 m de profundidade próximo ao litoral catarinense, informaram nesta sexta-feira cientistas.

O submarino nazista, que chegou a afundar um navio mercante brasileiro, foi encontrado em um local do Oceano Atlântico próximo às praias de São Francisco do Sul (SC). "Por enquanto, só podemos confirmar que o submarino foi encontrado na quinta-feira à noite. Foi o que nos informou por sinal via satélite do alto-mar Vilfredo Schurmann, que comanda a operação", disse o oceanógrafo Rafael Medeiros, pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O submarino foi encontrado por uma equipe de pesquisadores e arqueólogos submarinos da Univali e do Instituto Kat Schurmann que tentava localizar o U513 há dois anos. Os trabalhos de busca, tanto no mar como em arquivos da Alemanha, Estados Unidos e Brasil, foram filmados para o documentário "U-513 Lobo Solitario".



O submarino afundou no dia 19 de julho de 1943 em consequência de um bombardeio do avião Martin PBM da Marinha americana, deixando 46 tripulantes mortos e apenas sete sobreviventes, incluindo seu comandante, Friedrich Guggenberger, um herói de guerra nazista condecorado por Adolf Hitler.

As buscas dos restos do navio foram realizadas a bordo do veleiro Aysso por integrantes da família Schurmann, famosa pelas viagens ao redor do mundo em veleiros. As explorações que permitiram encontrar o submarino começaram no sábado passado depois que as prospecções oceanográficas realizadas por especialistas da Univali confirmaram a possível localização.

"Durante a Segunda Guerra Mundial, foram afundados em águas brasileiras 11 submarinos alemães. Vários grupos de arqueologia submarina desenvolvem trabalhos de pesquisa documental para tentar achá-los, mas o U513 é o primeiro a ser encontrado", diz um comunicado da Univali.



Segundo historiadores brasileiros, o U513 foi o responsável pelo ataque de 30 de junho de 1943 que afundou o S.S.Tutoia, um cargueiro de 1.125 toneladas de propriedade da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, próximo ao litoral do estado de São Paulo.

O Brasil se aliou aos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, entre outras razões, devido aos ataques de submarinos alemães contra navios mercantes e pescadores do país em águas territoriais brasileiras.


Menos de três semanas depois do ataque ao Tutoia, o submarino alemão foi detectado pelo Martin da Marinha dos Estados Unidos e afundado com seis bombas MK-44. Os sete alemães que sobreviveram graças aos botes salva-vidas lançados por aviões americanos foram resgatados um dia depois pelo navio Tender USS Barnegat da Marinha americana. O U513, lançado pela Alemanha em 1941, conseguiu afundar seis navios aliados antes de ser destruído pelas forças dos EUA