quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Os Perigos do Baile - GUARDIAN - Parte 4

É NESSE TIPO DE LUGAR QUE SEU FILHO OU SUA FILHA ANDAM INDO?

Mas, na verdade, Valeska é uma esposa fiel (!). Seu marido, Pardal, é empresário da banda e compositor. Ele se considera um svengali, a resposta de funk para Malcolm McLaren. No meio da multidão, cerca de 20 por cento das meninas são amigas fiéis, o resto preferem infidelidade - por isso fazia sentido para escrever letras em favor do sexo casual, diz ele. O anão era sua idéia também ( Eu a encontrei no circo), como é o tema incessantemente repetida de sexo anal. Os brasileiros estão interessados apenas no c..., ele afirma, professorially. Eles não estão preocupadas com o "bichano" em tudo. Apesar de funk sensual não é ilegal, suas letras obscenas tornam-no impróprio para rádios e distribuição de CDs oficial. Assim - como canções promover as facções - as canções mais populares sensuais são re-gravadas com letras higienizadas. Mas, embora você só pode comprar as versões light, todos sabem que as palavras reais. Para ser grande no funk estes dias que você precisa em primeiro lugar a ser grande nas favelas, diz Pardal. E as favelas preferem violência e obscenidade.


Juca e Paulinho, 24 Horas é uma das mais bem sucedidas canções baile funk do ano até agora. Mas porque é proibido, você não pode comprar uma cópia legalmente em qualquer lugar no Rio de Janeiro. Para obter um, você tem que pagar uma visita ao Camelodromo do Rio, um bazar caótico no distrito comercial do centro que vende de tudo, desde roupas baratas para as peças do carro. Em uma barraca de venda de CDs piratas peço ao dono se ele tem alguma Proibidão. Ele olha para nós um pouco mais longo que o normal e depois vai buscar um pequeno saco plástico preto. Ele pega um CD e não marcado, certificando-se de que ninguém está olhando, ele desliza em um Discman. Ela só veio hoje, diz ele conspiratório. Eu tenho quase esgotados. É o que todos querem. O CD tem 33 faixas, eles estão cheios de ruídos de armas, ameaças de morte e obscenidades. Uma canção, sobre a favela Árvore Seca, utiliza uma amostra de Dire Straits Brothers in Arms, purê e em cima de uma batida pesada, com a letra Estamos apenas como a Colômbia ... as balas vão comer através de você.

Nos últimos 12 meses, DJs no hemisfério norte têm sido atraídas para a energia baile funk do punk e sua pátina aproximada cool gueto. Marlboro diz que quando Afrika Bambaataa veio para o Rio em turnê no ano passado, o pioneiro do hip hop estava tão animado com a música que ele lhe disse: Este é o verdadeiro funk.

Esta atenção internacional, no entanto, desmente a realidade que o funk nunca foi totalmente aceite pela instituição brasileira. Mesmo as mais ouvidas, o programa de rádio no Rio é show funk DJ Marlboro, grandes gravadoras, quase nunca assinar atos baile funk. A comunidade funk diz que isso é porque eles são injustamente discriminados. Na realidade, é porque as principais dúvidas que os jovens nas favelas seria capaz de pagar 10 dólares por um CD - e que a pirataria em favelas é abundante. Sem dinheiro dos contratos de gravação, a principal fonte de renda para MCs e DJs é de jogar bailes. Mesmo artistas funk bem sucedidos não ganham o suficiente para deixar a favela. Deize, cuja faixa Injeção; foi um dos maiores sucessos dos últimos anos, ainda trabalha como empregada doméstica.

Continua ...