quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Caminho Espiritual

O caminho espiritual raramente é cômodo. Os obstáculos dificilmente são poucos, e as surpresas nem sempre são agradáveis.

É verdade que a sabedoria que se alcança ao avançar pelo caminho é eterna. Mas não há garantias de progresso visível, e será preciso manter uma determinação inabalável. Além disso, uma das primeiras providências a tomar é a decisão de jamais reclamar das circunstâncias em que se deve viver. Pode-se trabalhar para obter o objetivo sonhado, mas lamentar-se é uma grave perda de energias.

“Na grande economia da Lei e da Natureza, cada ser está exatamente onde deveria estar para erradicar os erros. Todas as condições para o seu crescimento estão presentes. A única questão depende dele: ele vai encarar as circunstâncias como ‘sofrimento’ ou como oportunidades? Se ele opta pela segunda alternativa, tudo fica bem; ele está destinado a vencer, seja longo ou seja curto o caminho para isso.”

Circunstâncias idênticas têm diferentes significados para indivíduos diferentes. “Há coisas que afetam algumas pessoas terrivelmente”, afirma o autor. “As mesmas coisas afetam outras pessoas muito pouco, ou nem as afetam. Por quê? Por causa do ponto de vista adotado. É a nossa atitude em relação às coisas que provoca o sofrimento ou o não-sofrimento, o prazer ou a dor - e não as coisas em si mesmas.”

É essencial, portanto, escolher com cuidado o ângulo a partir do qual enxergamos a cada momento a vida. A maneira de olhar pré-define, em grande parte, o significado daquilo que vivemos. Ver o mundo tomando como premissa uma meta nobre e um método adequado de ação revela diante do caminhante os ângulos corretos da realidade e abre caminho para conhecer e eliminar as causas do sofrimento. O ponto de vista da sabedoria produz, cedo ou tarde, pensamentos sábios.

..."

Do Livro: A vontade de Avançar de Robert Crosbie.