sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

COMO EVITAR DISCUSSÕES

(John Gray - Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus)

Um dos desafios mais difíceis nos nossos relacionamentos amorosos é lidar com diferenças e discordâncias.

Quase sempre, quando os casais discordam, suas discussões se transformam em brigas e então, sem muito aviso, batalhas. De repente eles param de conversar de maneira amável e automaticamente começam a se agredir: culpando, reclamando, acusando, exigindo, se ressentindo e duvidando.

Homens e mulheres discutindo dessa maneira ferem não só seus sentimentos como também seus relacionamentos. Do mesmo modo que a comunicação é o elemento mais importante num relacionamento, discussões podem ser o elemento mais destrutivo, porque quanto mais próximos estamos de alguém, mais fácil é machucar e ser machucado.

...
Do mesmo modo que a comunicação é o elemento
mais importante num relacionamento, discussões
podem ser o elemento mais destrutivo
...

Por um motivo prático, eu recomendo enfaticamente que os casais não discutam. Quando duas pessoas não estão sexualmente envolvidas é muito mais fácil se manter imparcial e objetivo numa discussão ou debate. Mas quando casais discutem, por estarem emocionalmente envolvidos e especialmente, sexualmente envolvidos, eles facilmente levam a discussão para o lado pessoal.

Como pauta básica: nunca discuta. Em vez disso, debata os prós e contras de alguma coisa.

Negocie por aquilo que você quer, mas não discuta. É possível ser honesto, aberto e mesmo expressar sentimentos negativos sem discutir ou brigar.

Alguns casais brigam o tempo todo, e gradualmente o seu amor acaba. No outro extremo, alguns casais reprimem seus sentimentos sinceros de modo a evitar conflitos e discussões. Como resultado, ao reprimirem sentimentos verdadeiros, eles perdem contato com seus sentimentos amorosos também. Um casal está em guerra declarada enquanto o outro está numa guerra fria.

É melhor que o casal encontre um equilíbrio entre esses dois extremos. Lembrando-nos de que somos de planetas diferentes, é possível evitar discussões e assim desenvolver boas habilidades de comunicação, é possível evitar discussões sem reprimir sentimentos negativos e idéias e desejos conflitantes.

POR QUE AS DISCUSSÕES MACHUCAM

Não é o que dizemos que machuca, mas como dizemos. Muito comumente, quando um homem se sente desafiado, sua atenção fica concentrada em estar certo e ele esquece de ser amável também.

Automaticamente sua habilidade de se comunicar num tom carinhoso, respeitoso e reafirmador diminui.

Ele não tem consciência nem do quanto parece não se importar nem do quanto isso possa ser prejudicial a sua parceira. Em tais momentos, uma simples discordância pode parecer como uma agressão a uma mulher; um pedido se torna uma ordem. Naturalmente uma mulher se sente resistente a essa abordagem nada amável, mesmo quando ela devesse ser de outro modo receptiva ao conteúdo do que ele estava dizendo.

Um homem inadvertidamente fere os sentimentos de sua parceira ao falar de uma maneira como se não se importasse e ao explicar por que ela não deveria estar aborrecida. Ele supõe erroneamente que ela está resistindo ao seu ponto de vista, quando realmente seu estilo nada amável é o que a aborrece. Como não entende a reação dela, ele se concentra mais em explicar o mérito do que está falando ao invés de corrigir a maneira como está falando.

Ele não tem idéia de que está começando uma discussão; ele pensa que ela está discutindo com ele. Ele defende seu ponto de vista enquanto ela se defende das expressões afiadas dele, que são prejudiciais a ela.

Quando um homem não se dá ao trabalho de honrar os sentimentos feridos de uma mulher, ele os invalida e aumenta a sua dor. É difícil para ele entender a mágoa dela porque ele não é tão vulnerável a comentários e tons não carinhosos. Conseqüentemente um homem pode nem se dar conta do quanto está machucando sua parceira e, dessa forma, provocando sua resistência.

Da mesma forma, as mulheres não se dão conta do quanto podem ferir homens. Diferentemente de um homem, quando uma mulher se sente ameaçada o tom do seu discurso automaticamente se torna cada vez mais desconfiado e rejeitador. Esse tipo de rejeição agride muito o homem,especialmente quando ele está emocionalmente envolvido.

As mulheres começam e aumentam progressivamente as discussões primeiro ao compartilharem sentimentos negativos sobre o comportamento de seus parceiros e, depois, ao darem cons elhos não solicitados. Quando a mulher não se dá ao trabalho de amortecer seus sentimentos negativos com mensagens de confia nça e aceitação, o homem reage negativamente, deixando a mulher confusa. De novo ela não tem consciência do quanto sua desconfiança é prejudicial a ele.

Para evitar discutir, nós precisamos nos lembrar de que nosso(a) parceiro(a) não se opõe ao que estamos dizendo, mas ao modo como estamos dizendo. Quando um não quer, dois não brigam.

A melhor maneira de parar uma briga é cortá-la ainda em botão. Assuma a responsabilidade de reconhecer quando uma discordância está se tornando uma discussão. Pare de falar e dê um intervalo.

Reflita sobre como você está abordando seu(ua) parceiro(a). Tente entender como você não está lhe dando o que ele(a) precisa. Aí, depois que algum tempo tenha se passado, volte e converse de novo, mas de forma amável e respeitosa. Interva los permitem que nos acalmemos, cicatrizemos nossas feridas e nos concentremos em nós mesmos antes de tentar nos comunicar de novo.