sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Os Perigos do Baile - GUARDIAN - Parte 3

É depois da meia-noite e Juca diz que é hora de ir ao baile regular do bairro na noite de domingo. O som enormes pode ser ouvido a partir do exterior do edifício de Johnny na parte inferior da favela. Ninguém aqui vai ter de dormir muito antes do amanhecer. As pessoas não mais se queixam do barulho? Todo mundo na favela é obrigado a aceitar, diz Juca. Naturalmente, muitas pessoas se queixam, mas não há muitos que têm a coragem para enfrentar as facções.

Teoricamente, a polícia pode entrar e fechar bailes - mas não é provável que sequer tentar. Para começar, há nos bailes simplesmente muita coisa acontecendo na cidade a qualquer hora - e em qualquer caso, muitos policiais são pagos pelos traficantes para ficar longe.

O baile está no topo da colina, onde uma curva na rua tem criado um espaço suficiente entre as casas de tijolos em ruínas. Há uma gigantesca parede de alto-falantes e, novamente, mais de 1.000 jovens a dançar, paquerar e sair. O consumo de cocaína não é evidente, embora talvez um quinto utilize a droga. A maioria das canções glorificam o Comando Vermelho e lista os nomes de muitos de seus líderes. É contra a lei brasileira promover a criminalidade em letras de música, o que torna a maioria desses funk ilegais. Esta é a música Outlaw - proibidão - e cantar ou tocar, é um crime que acarreta uma pena de até seis meses de prisão. Juca diz que provavelmente receberá uma pena mais severa se a polícia, sem dúvida, o pegar.

Jucá admite que ele está quebrando a lei, quando ele executa 24 Horas, uma vez que incita fotografar as facções rivais. Mas ele descarta o perigo de ser apanhado. Desde que a polícia é pouco provável que um ataque baile em si, ele é pouco provável de ser pego no ato de cantar a canção. A única maneira que ele poderia realmente estar fora de risco é se ele registra uma versão light. A maioria das faixas hit proibidão são re-gravadas com letras aceitáveis, para que eles possam ser comercializados em CDs de compilações e tocou no rádio. Light versões são financiados por cima estúdios de bordo, tais como Marlboro.Essa é a maneira de começar travado (!Tradução!), ele insiste. A polícia será capaz de seguir-me com a versão banida. Isso aconteceu com um amigo meu, e agora ele está se escondendo no norte do estado. Por enquanto, Juca está feliz apenas cantando o material ilegal.

Nem todas as faixas funk carioca são sobre violência. Há muito sobre sexo, também. Em Acari, no subúrbio distante do Rio, Valeska, o bleach-vocalista loira dos Gaiola das Popozudas, está provocando a platéia com seu hit Vai Mamada eu vou dar a minha boceta agradável e lento,mas o que realmente quero é o seu pinto no meu cú, ela canta. Atrás dela, três meninas na pele roupas apertadas fase grind um hipnoticamente hip-balançando rotina de dança. No meio dos 20 minutos de jogo, Valeska convida uma pessoa da platéia para o palco. Ela e cada um dos dançarinos se revezam para esfregar o corpo contra ele. Mostra-nos a sua bunda, ela grita, e ele se abaixa. De repente, um anão vestido de Trinity de Matrix e segurando um pênis inflável gigante salta para fora da multidão para o palco.

Quando lyrics funk não são belicistas - e muitas vezes quando elas são - as músicas são quase sempre irreverente. Moradores do Rio de Janeiro são famosos por sua habilidade de olhar para o lado positivo, por sua tendência a reagir às injustiças sociais da cidade, com um riso e uma cerveja e um dance, funk e reflete essa falta de seriedade. Birdcage são parte de um novo gênero de feminino joshing grupos que cantam em um estilo chamado, eufemisticamente, funk sensual. Valeska se move como um lapdancer e é um MC carismático, especialmente quando o assunto é adultério. Quem deseja ser uma esposa fiel? Você limpa suas roupas, cozinhe-lhe comida e ficar em casa enquanto ele está fora no baile, ela grita, com gritos de aplauso, antes de se lançar em uma canção sobre sexo casual com homens casados. 'Você acha que seu marido é seu, corre o refrão. Bom, seu galo pertence a mim.