quinta-feira, 23 de abril de 2009

A VERDADE SOBRE GILMAR MENDES

GILMAR MENDES, MINISTRO FOI LEVADO AO SUPREMO POR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E PELO PSDB

O presidente do Supremo, que deixa o país e os próprios juízes estarrecidos, foi funcionário do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando se tornou Advogado Geral da União.

O ministro Gilmar Mendes é, portanto, o resultado da política de FHC e do PSDB que o Brasil sente até hoje.

Na economia, o governo Lula, conseguiu fazer reagir com mais rapidez. O país cresce, distribui renda e melhora as condições de vida do povo, ainda que modestamente e timidamente.

Mas uma transformação na justiça leva décadas. Mas será feita se continuarmos nesse processo democrático…

Veja o abaixo assinado de Juízes federais contra o ministro Gilmar Mendes

Nós, juízes federais da Terceira Região abaixo assinados, vimos mostrar, por meio deste manifesto, indignação com a atitude de Sua Excelência o Ministro Gilmar Mendes, Presidente do Supremo Tribunal Federal, que determinou o encaminhamento de cópias da decisão do juiz federal Fausto De Sanctis, atacada no Habeas Corpus n. 95.009/SP, para o Conselho Nacional de Justiça, ao Conselho da Justiça Federal e à Corregedoria Geral da Justiça Federal da Terceira Região.

Não se vislumbra motivação plausível para que um juiz seja investigado por ter um determinado entendimento jurídico. Ao contrário, a independência de que dispõe o magistrado para decidir é um pilar da democracia e princípio constitucional consagrado. Ninguém nem nada pode interferir na livre formação da convicção do juiz, no direito de decidir segundo sua consciência, pena de solaparem-se as próprias bases do Estado de Direito.

Prestamos, pois, nossa solidariedade ao colega Fausto De Sanctis e deixamos clara nossa discordância para com este ato do Ministro Gilmar Mendes, que coloca em risco o bem tão caro da independência do Poder Judiciário.

fonte: http://glaucocortez.wordpress.com/2008/07/11/gilmar-mendes-ministro-foi-levado-ao-supremo-por-fernando-henrique-cardoso-e-pelo-psdb/