terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Por que as Pessoas Felizes é que são Felizes?

SENTE-SE INFELIZ PORQUE 0 SEU CASAMENTO RUIU? 0 SEU NAMORO ACABOU? O SEU NOIVADO SE DESFEZ? 0 SEU MARIDO A DEIXOU? A SUA MULHER SE FOI EMBORA?


Não troque a sua vida por um acontecimento. Não se desvalorize.

Não perca a sua auto-estima nem entre na nau dos desgraçados.

O amor não muda, mudam as pessoas — diz o outro.

O fim de uma relação não é o fim do amor. "O amor jamais acaba" — escreveu o apóstolo Paulo.

Se você tem razão — porquê brigar?

Se você não tem razão — porquê brigar?

Se ambos têm razão — porquê brigar?

Se foi ele que tomou a iniciativa — o problema é dele — porquê deprimir-se?

Se foi você que tomou a iniciativa — o problema não é seu - porquê deprimir-se? Pelo contrário, aplauda a grandeza da sua auto-estima.

Quanto mais injusta for a situação, maior será a razão para que você mantenha a sua auto-estima elevada.

Não seja duro como a pedra. Aceite que os outros errem, acertem, se enganem, se alterem. Isso é com eles. Você não é o eco de ninguém. Você é em si mesmo e sai deste episódio com a melhor parte: com a sua vida reanimada, o seu coração cheio de amor, a sua auto-estima elevada, os seus valores preservados, os seus ideais iluminando a sua estrada, o seu corpo pleno de energia.

Já meditou sobre o facto de esta situação ser a grande oportunidade de finalmente começar a vida dos seus sonhos?

Há um ditado que diz: "Deus escreve direito por linhas tortas."

Aproveite o limão para fazer uma limonada saborosa. Dizia alguém que "a cana só é açúcar depois de passar por grandes apertos".

Conheci várias pessoas que entraram em desespero com a separação, sofreram, deram a volta por cima, e hoje não voltariam à vida anterior nem por todo o ouro do mundo. Então, querido amigo, querida amiga, olhem para a frente, que o melhor ainda está para vir. Ou quererá trocar a sua felicidade por este acontecimento?

A maior causa de sofrimento está na fixação ao passado. Como é que uma pessoa pode curar uma ferida, se estiver sempre a bater nela? Cada vez sangrará mais e tornará a dor mais insuportável. É por isso que certos factos da vida, que poderiam ser contornados com calma e mestria, acabam por afundar a pessoa.

As pessoas felizes guardam sempre no coração o bálsamo necessário para qualquer espécie de sofrimento.

Leloup escreveu esta mensagem, que é um verdadeiro voo de liberdade e grandeza:

"Amar é dizer à pessoa amada: em busca do teu coração, do teu real desejo. Se, quando chegares lá, eu ainda estiver presente, ficarei muito feliz. Caso contrário, desejo-te felicidade."

Como agem, nestas circunstâncias, as pessoas felizes?

As Pessoas Felizes

sabem que o amor, o reino dos céus, a auto-realização e a felicidade são dons e ninguém tem poder para os depor. Sabem que as pessoas se poderão ir embora, mas o amor ficará sempre no coração. Sabem que compartilham o amor, mas são independentes, de tal forma que, se algo desmorona, elas não caem juntas. Sabem que as pessoas podem mudar, o amor não.

As pessoas felizes sabem que são amor, por isso para elas não existe solidão. O amor atrai sempre amor.

As pessoas felizes não se envolvem em mágoas, ressentimentos, ódios, ciúmes, chantagens, porque são luz e essas atitudes nutrem-se da sombra.

As pessoas felizes não vêem o fim de uma relação como frustração ou decepção, mas apenas como um ponto e vírgula no seu capítulo do amor. Sabem que nenhuma frase termina em ponto e vírgula, por isso, desde logo, começam a escrever a continuação do parágrafo, com a mesma fé e inebriante expectativa.

As pessoas felizes sabem que o noivado é um momento especial e profundo de conhecimento mútuo e, por isso, encerra a possibilidade da descoberta de que não foram feitos um para o outro. Tanto a caminhada para a união definitiva quanto a decisão de cada qual buscar o seu próprio caminho são passíveis de acontecer e não contêm o estopim da surpresa, já que essa fase é o noviciado do casamento, é o momento de tomar uma decisão responsável. Hora do sim ou do não. É um direito e dever que cabe a cada qual.

Se o noivado não deu certo, ficou a lição, o ensinamento, a experiência e a capacidade de melhorar os padrões internos de escolha.

As pessoas felizes não olham para o passado nem para as promessas não cumpridas, pois tal só aumenta a mágoa. Sabem que são conduzidas divinamente para o seu grande Amor. Respeitam a liberdade do outro, assim como defendem o seu direito à própria liberdade.

As pessoas felizes compreendem lucidamente que o voo do casamento depende de duas asas: o amor e a liberdade. Ambas devem ser fortalecidas todos os dias. Mas o fortalecimento depende de ambos.

Muitos fatores psicológicos, sociais, espirituais e materiais podem influir nas atitudes de um ou de outro.

As pessoas felizes compreendem as limitações humanas. Vivem a sua própria vida, são afectuosas mas independentes, aceitam as circunstâncias externas e não perdem o humor por causa de diferenças eventuais, embora dêem o melhor de si para manterem a felicidade da união.

As pessoas felizes sabem que o sucesso do casamento é ser amor, dar amor e receber amor; ser livre e dar liberdade.

Do livro de Lauro Trevisan - Porque é Que As Pessoas Felizes São Felizes?