Para quem é previdente, não deixe de preencher a GPS do INSS, quem trabalha como autônomo deve comprar a guia nas papelarias e preencher os dados corretamente, como por exemplo, o código para Contribuinte Individual Pagamento Mensal (1007), o número do PIS que está na CTPS e o valor, o mínimo a partir de hoje é de R$56,10 (11% sobre 1 salário mínimo)!
Quem paga o INSS tem direito à aposentadoria e aos benefícios concedidos pelo órgão, como o auxílio-doença.
Muitas pessoas deixam de pagar o carnê e acabam perdendo o status de segurado da previdência, isso ocorre após 12 meses do pagamento da última contribuição, o que acarreta a perda do direito aos benefícios e traz consequências ruins quanto a contagem do tempo de contribuição para concessão de aposentadoria.
Qualquer pessoa que não possui carteira assinada pode fazer parte do Plano Geral de Previdência Social do Governo, jovens que recebem mesada dos pais, os profissionais liberais, trabalhadores que estão na informalidade, etc.
Hoje é necessário ter 35 e 30 anos de contribuição respectivamente homens e mulheres ou 65 e 60 anos de idade, contando com no mínimo 180 contribuições (15 anos) para se aposentar por idade.
Tem direito à aposentadoria especial, os trabalhadores rurais que comprovem tempo efetivo de trabalho na agricultura familiar e também determinados profissionais que exercem atividade que apresenta perigo ou trabalho insalubre. Além destes, tem direito à aposentadoria especial os professores que possuem 25 anos de trabalho exclusivo na educação escolar.
Não perca tempo! Apesar dos problemas que a Previdência Social aparenta ter, é uma grande ajuda para muitos que necessitam tanto de ajuda em relação aos acidentes de trabalho quanto às aposentadorias. Pague o seu carnê até o dia 15 nas casas lotéricas, correios e agências credenciadas.