sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

COMO COMUNICAR SENTIMENTOS DIFÍCEIS

Quando estamos aborrecidos, desapontados, frustrados ou nervosos é difícil nos comunicarmos amistosamente.

Quando emoções negativas vêm à tona, tendemos momentaneamente a perder nossos sentimentos amorosos de confiança, carinho, compreensão, aceitação, apreço e respeito. Em tais momentos, mesmo com a melhor das intenções, conversar se transforma em brigar. No calor do momento nós não nos lembramos de como nos comunicar de uma forma que funcione para o nosso parceiro ou para nós.

Em momentos como esses as mulheres inadvertidamente tendem a acusar os homens e fazê-los se sentirem culpados por suas ações. Em vez de se lembrar de que seu parceiro está fazendo o melhor que pode, uma mulher poderia supor o pior e parecer crítica e ressentida. Quando sente um surto de sentimentos negativos, é especialmente difícil para uma mulher falar de uma maneira confiante, receptiva e apreciadora. Ela não se dá conta do quanto sua atitude é negativa e prejudicial para o seu parceiro.

Quando os homens ficam aborrecidos, eles tendem a julgar as mulheres e seus sentimentos.

Em vez de se lembrar de que sua parceira é vulnerável e sensível, um homem pode esquecer as necessidades dela e parecer egoísta e desatencioso. Quando sente um surto de sentimentos negativos é difícil para ele falar de uma maneira carinhosa, compreensiva e respeitosa. Ele não se dá conta do quanto sua atitude negativa é prejudicial a ela.

Esses são momentos em que conversar não adianta. Felizmente há outra alternativa. Em vez de compartilhar seus sentimentos verbalmente, escreva uma carta para ele ou ela. Escrever cartas permite que você ouça seus próprios sentimentos sem se preocupar em magoar o seu(ua) parceiro(a). Expressando e ouvindo livremente seus próprios sentimentos, você automaticamente se torna mais equilibrado e amoroso. Quando os homens escrevem cartas, eles se tornam mais carinhosos, compreensivos e respeitosos; quando as mulheres escrevem cartas, elas se tornam mais confiantes, receptivas e apreciativas.

Escrever nossos sentimentos negativos é uma excelente maneira de tomar consciência do quanto você pode parecer desamoroso(a). Com essa maior consciência, você pode ajustar a sua abordagem. Além disso, ao escrever suas emoções negativas, a intensidade delas pode ser descarregada, deixando espaço para que sentimentos positivos sejam sentidos de novo. Tendo se tornado mais equilibrado(a), você pode, então, ir até seu(ua) parceiro(a) e falar com ele ou ela de uma maneira mais amorosa ? uma maneira que seja menos judiciosa ou acusadora. Como conseqüência suas chances de ser compreendido(a) e aceito(a) são muito maiores.

Depois de escrever sua carta, você pode não sentir mais necessidade de conversar. Em vez disso, você poderia ficar inspirado(a) para fazer alguma coisa amável para seu(ua) parceiro(a). Quer você compartilhe os sentimentos na sua carta ou simplesmente escreva uma carta para se sentir melhor, escrever seus sentimentos é uma ferramenta importante.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Quer você compartilhe seus sentimentos na sua carta
ou simplesmente escreva uma carta para se sentir melhor,
escrever seus sentimentos é uma ferramenta essencial.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Em vez de escrever seus sentimentos, você pode também escolher um processo semelhante.

Simplesmente abstenha-se de falar e faça uma revisão do que aconteceu na sua cabeça. Na sua imaginação imagine que você esteja dizendo o que sente, pensa e quer ? sem se censurar de forma alguma. Levando avante um diálogo interno que expresse a verdade completa dos seus sentimentos, você repentinamente se verá livre das garras deles. Quer você escreva seus sentimentos ou o faça mentalmente, explorando, sentindo e expressando seus sentimentos negativos, eles perdem seu po der e os sentimentos positivos reemergem. A Técnica da Carta de Amor aumenta o poder e a eficácia desse processo tremendamente. Apesar de ser uma técnica de escrita, ela também pode ser feita mentalmente.

Do livro de John Gray - Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus