quinta-feira, 25 de junho de 2009

Revista Veja fala sobre A FAZENDA

Por Marcelo Marthe, revista Veja - 15/06/09

A ansiedade é o estado de espírito reinante no reality show A Fazenda, da Record. Desde que o programa estreou, há duas semanas, uma psicóloga foi convocada duas vezes para socorrer os participantes. O caso mais grave é o do modelo e ator Theo Becker, que alterna surtos de fúria com crises de choro – nas quais busca a solidariedade silenciosa dos equinos da tal fazenda.

Numa briga, Theo fez o ator, playboy e encrenqueiro Dado Dolabella engolir esta: "Não fala mais comigo, palhaço. É por isso que o Brasil inteiro te odeia". Volta e meia, ele mira uma foto de sua ex, a modelo Andressa Oliveira, e choraminga: "Volta para mim". Numa singela homenagem, Theo batizou uma égua com o nome da amada, mas seu confidente de todas as horas é o cavalo Lino. Diante desse comportamento ciclotímico, a psicóloga do programa e o médico particular do ator foram acionados. Theo teria levado em sua bagagem remédios ortomoleculares para emagrecer.

Não se sabe se essas drogas têm algo a ver com seu comportamento – ou se é tudo efeito da exposição na TV. "Só damos a ele umas gotas de maracujina", diz o diretor Rodrigo Carelli. Um dia depois de acudir o chorão da estrebaria, a psicóloga saiu a campo para demover a modelo Bárbara Koboldt de abandonar o jogo. Mas Bárbara, que se sentia discriminada por ser menos famosa do que os colegas (vale dizer, por ser uma completa desconhecida), saiu mesmo, perdendo o cachê de 60.000 reais (a atriz Fabiana Alvarez deverá substituí-la). Na quinta passada, novo alerta: o modelo Miro Moreira também falava em sair.
Participantes de reality shows são, por natureza, poços de narcisismo. E as celebridades de segunda linha de A Fazenda têm demonstrado uma ânsia por exposição maior até que a dos anônimos do Big Brother Brasil. Empenhada em fazer boa figura, Babi Xavier tratou logo de engatar um namorico com Miro Moreira (que, depois de dar alguma trela, passou a fugir de seus beijos). Todo esse exibicionismo talvez explique por que certas situações parecem forçadas. Os ataques de fúria do "ogro" Theo Becker (como o apelidaram os colegas), por exemplo, não dei-xam de ter algo de histrionismo. Só Danielle Souza, a Mulher-Samambaia, esmera-se em seu papel de folhagem: um mulherão em roupas mínimas que não abre a boca.

A ansiedade impera também nos bastidores. Maior investimento do ano da Record, A Fazenda não havia mostrado a que veio no Ibope até a semana passada. O stress tornou-se explícito na segunda-feira, quando o ator-brucutu Alexandre Frota perdeu o cargo de assistente de direção em razão de seus atritos com o superior Carelli – e por ter usado uma corrente de e-mails para divulgar o comentário de um blog de fofocas que defendia sua escalação para apresentador, no lugar do apagado Britto Jr. Esse último revelou seu nervosismo ao entrar num bate-boca com Boninho, diretor da Globo responsável pelo Big Brother Brasil.

Chamou Boninho de "antiético" por ter criticado A Fazenda em seu microblog no Twitter. "Não sou jornalista, não preciso ter ética", ironizou Boninho, no mesmo canal da internet. Na avaliação da Record, só no programa de quarta passada é que o travadão Britto começou a se soltar. Mas ainda falta chão. Diante dele, dá até saudade do Pedro Bial.