quarta-feira, 3 de junho de 2009

OUTDOOR - MAL INTERMINÁVEL


LEI CIDADE LIMPA É A SOLUÇÃO.

Sempre fui defensor da retirada dos outdoors da cidade, minha monografia sobre a lei Cidade Limpa foi elogiada pela banca e me propuseram a enviá-la ao Poder Legislativo da cidade.

Duas empresas em minha cidade, duas apenas, são responsáveis pela péssima qualidade do meio-ambiente urbano, em toda esquina, em qualquer terreno desocupado, lá estão aquelas enormes estruturas retirando a harmonia da arquitetura já caótica da nossa Cachoeiro de Itapemirim. São outdoors antigos, com estrutura de péssima qualidade, o material do papel idem, a conservação totalmente deficiente, as placas são erguidas em cima de pedaços de madeira pintados de preto o que trás um aspecto ainda mais horrível.

Como se não bastasse o péssimo serviço, há dúvidas se essas empresas pagam realmente os impostos que deveriam pagar para manter essas propagandas por toda cidade, quem acaba se beneficiando é o dono da empresa e o dono do terreno, segundo último levantamento, o custo de uma propaganda de outdoor é de 1500,00 dependendo do local, desse montante, 1/3 é para convencer o dono do terreno a colocar aquela enorme lixeira em seu espaço particular.

Não podemos deixar de citar a péssima qualidade das "artes"aplicadas nessas espaçonaves de sucata estacionadas nas esquinas da cidade, são de gosto totalmente duvidoso, com erros terríveis de português, isso quando as propagandas não estão desatualizadas ou quando o papel que gera esse impacto visual não está aos pedaços.

E o poder público?? Achei que votando no Sr. Casteglione, veria uma transformação em Cachoeiro, mas pelo visto, novamente me arrependi de dar meu voto a algum candidato. O Poder de Polícia, esse poder-dever do Estado deve ser sempre acionado quando o Interesse Público sofre uma ação ou omissão negativa, no caso dos outdoors, a população; detentora do direito de ter uma cidade com condições dignas, sofre com a falta de fiscalização pela prefeitura, existem normas em diversas leis obrigando o município a tutelar o direito ambiental e diminuir a poluição visual da cidade, diversos dispositivos inseridos na Constituição Federal, no Estatuto das Cidades e na Lei Orgânica do Município, argumentação legal o Poder Público tem de sobra para coibir esse crime que estão cometendo com o ambiente comum da população, o que falta mesmo é Vontade Política e determinação de fazer valer a representação alcançada com os milhões de votos pedidos na época da Eleição.

Ninguém até agora percebeu a importância da Lei Cidade Limpa para Cachoeiro, para limpar de vez com essa máfia de outdoors em nossa cidade, onde o interesse particular no lucro está acima do interesse público por uma melhor qualidade de vida! Essa lei foi criada pelo município de São Paulo - maior capital do país e segunda maior do mundo - para acabar de uma vez por todas com a farra dos outdoors, em visita à minha cidade natal em julho de 2008, pude perceber o quanto o interesse público foi alcançado, a população pôde perceber a vontade política do governo daquele Estado e sentiu-se abraçada pela justiça. Foi dada tanta importância ao fato que diversos jornais e meios de comunicação do mundo inteiro deram destaque a esse movimento na capital paulista, para quem quiser saber mais sobre a lei 14.223/06 intitulada Cidade Limpa basta acessar o site: 


É o maior exemplo da supremacia do interesse público sobre o interesse particular.


Enquanto o Poder Público fecha os olhos e cruza os braços para esse terrível problema, nos acostumamos a ver exemplos como este da foto acima, que tirei essa semana na ponte municipal que liga o Colégio Cristo Rei ao Shopping Cachoeiro, onde, além da péssima qualidade de toda estrutura e da arte, exibe-se um erro ridículo de português para todos que transitam pelo local possam perceber:

DISCURSSÃO

Fiquei pensando, o que seria DISCURSSÃO?

Daí cheguei a algumas conclusões:

Discurssão - é a pessoa que vem para algum lugar de excursão.
"Oi, eu vou para Cachoeiro discurssão."

Discurssão - é uma discussão sobre a excursão.

Pois é! É mais ou menos para isso que serve os outdoors, para ser tema de discussão em nossa cidade, urgente!

ONDE ESTÁ O PODER PÚBLICO PARA A DEFESA DA POPULAÇÃO?

CADÊ VOCÊ CASTEGLIONE?