segunda-feira, 22 de junho de 2009

LASIK - O Laser nos meus olhos

A cirurgia que fiz em BH na quinta-feira foi surpreendente, gostaria aqui de passar a experiência que tive e dar dicas para quem deseja tirar os óculos do rosto como eu, os quais me acompanhavam desde a minha infância, há 27 anos.

Apesar das fotos parecerem assustadoras, tudo é computadorizado, o processo é totalmente indolor e super-rápido.

Primeiramente, escolhi BH porque lá é minha segunda cidade, minha família toda mora lá e seria mais fácil eu me deslocar e me hospedar na capital mineira. Segundo, Belo Horizonte é conhecida nacionalmente como grande pólo de clínicas especializadas em olhos e a oferta pelo serviço é grande, então vale a pena procurar preços.

No meu caso, eu fui indicado por amigos da minha esposa que tinham feito a cirurgia na clínica do Dr. Dalmo, a maioria dos médicos de Cachoeiro indicam esse médico. Liguei para a clínica e fui muito bem atendido, as atendentes fazem de tudo para deixarmos tranquilos, facilitam de todas as formas o lado do cliente, acho que é até mesmo um pouco do jeito bacana de ser do povo mineiro.

Antes de ir à Belo Horizonte, fiz alguns exames aqui em Cachoeiro para não ter o desprazer de chegar em Minas e me dizerem que eu não poderia fazer a cirurgia por algum problema, já que eu havia tido fungo no olho direito há quase 10 anos atrás e me deixava preocupado. Mas depois de feitos os exames o médico me disse que estava tudo ótimo. É importante você fazer esses exames antes, caso não more em BH, para não perder a viagem.

Chegando lá, serão feitos todos os exames novamente, para calcular seu grau, profundidade, pressão, espessura, entre outros. Tudo isso é feito na clínica, depois se tudo estiver certinho, você vai para o centro cirúrgico que fica perto do Parque Municipal.

Um ponto importante a citar é que por causa de 0,5 graus no olho direito (É necessário ter 5 graus ou mais) eu não fiz a cirurgia com a cobertura do Plano Unimed, o que me custaria menos do que R$100,00. Mas apesar da tristeza de não poder contar com o plano tão caro que pago todo mês, a clínica facilitou muito bem o pagamento de R$2.100,00 em 04 vezes.

Para quem não sabe, uma lei obriga os planos de saúde a cobrir cirurgias deste tipo para quem tem grau 5, mesmo que seja em apenas uma vista, o plano é obrigado a cobrir a cirurgia dos dois olhos.

Sobre a cirurgia

Tudo é muito simples. Para se ter uma idéia, fiz os exames pela manhã e operei na parte da tarde. A cirurgia é super-rápida, você entra numa sala de espera, aplicam um colírio nos seus olhos, você aguarda, o médico lhe chama e você pode perguntar qualquer coisa durante o procedimento que é o seguinte:

A palavra Lasik é originada de : Laser Assisted In Situ Keratectomy. Todo o procedimento leva cerca de 3 a 4 minutos no total para cada olho. Gotas de anestésico são aplicadas no olho 5 minutos antes da cirurgia, sendo o suficiente para tornar o procedimento indolor.

Um aparelho é utilizado para se criar um pequeno disco na superfície da córnea e o tratamento a Laser é aplicado na superfície chamada de leito estromal. O Excimer Laser guiado por computador é focalizado na superfície da córnea por cerca de 10 a 30 segundos, dependendo da quantidade de grau do paciente.

Esse feixe de Laser faz uma remodelagem permanente na córnea por uma remoção seletiva de tecido.

Quando o tratamento a Laser é terminado, o disco ou flap é reposicionado, onde essa condição favorece a cicatrização de uma maneira rápida e eficiente, restaurando a nova acuidade visual, sem óculos ou lentes de contato, em questão de horas. A enfermeira lhe ministrará gotas de colírio e o instruirá em como usá-los adequadamente.

Veja a cirurgia no vídeo abaixo:



Bom só sei que entrei na clínica as 13:30h e saí as 15h andando com minha esposa pelo centro de Belo Horizonte, igual uma criança, lendo tudo que eu podia, sentindo-me feliz de não precisar mais dos meus óculos, os quais eu dependia deles para tudo, até para tomar banho!

No primeiro dia você sente um pouco a vista arder, mas depois de um bom descanso a sensação diminui, com a aplicação dos colírios também vai ajudando a aliviar.

Para quem se interessar, a clínica que operei tem um site que é o seguinte:


No site você tem todas as informações necessárias para tirar suas dúvidas, além é claro do contato - e-mail, telefone e endereços.

O Atendimento ficou marcado como o ponto positivo dessa clínica, o que nos tempos de hoje é muito importante para o sucesso profissional.

NÃO PODERIA DEIXAR DE DIZER AQUI QUE SEM MINHA ESPOSA EU HOJE ESTARIA VENDO O MUNDO ENCOBERTO POR UMA NÉVOA DE INCERTEZAS, EM TODOS OS SENTIDOS. VOCÊ É LUZ!