domingo, 8 de março de 2009

Siga seu Coração

Tenho mania de seguir mais meu coração do que a cabeça, o que muitas vezes me causa prejuízos com as escolhas que tomo, mas acredito que quando agimos com o coração somos verdadeiros e com a razão podemos estar utilizando uma desculpa para escondermos algo que sentimos.

Há duas semanas comprei na Americanas um livro por R$9,90, e esse livro me chamou a atenção justamente pelo título: Siga seu Coração. Não gosto muito de livrinhos de auto-ajuda mas esse me intrigou pelo fato de que no momento que eu estava vendo a prateleira de livros da loja estava justamente pensando em seguir meu coração para tomar uma atitude.

Comprei o livro, que abrange várias situações da vida, como, amizade, dinheiro, negócios, trabalho e lógico, amor.

Bom, não que eu estivesse pensando necessariamente em seguir meu coração naquele momento por amor, já que eu sempre sigo meu coração para fazer tudo na vida, não coloco o cérebro pra pensar na frente, sempre o coração é quem manda, por isso às vezes eu sempre ando tomando umas porradas da vida por ter escolhido justamente, ter usado meu coração para agir nas horas que a vida requer de mim atenção e discernimento.

Mas o livrinho é bom, e cheguei numa página que fala o seguinte:

"A origem do sofrimento é o desejo." (Buda)

Isso é realmente verdade, se você deseja algo impossível, vai sofrer por nunca conseguir alcança-lo, se você deseja algo e não se move para alcança-lo vai sofrer por ter se arrependido por não ter se movido.

Depois, nos parágrafos abaixo o autor descreve o seguinte pensamento:

"Amar as pessoas significa dar-lhes a liberdade de ser o que quiserem ser. Amar é permitir que o outro tenha a chance de escolher estar com você. De volta ao conceito de desapego: para ter alguma coisa ou alguém, é preciso deixar que as coisas aconteçam naturalmente."

E continua:

"Odiar o que quer que seja é uma má idéia. Enquanto detestamos alguma coisa ou alguém, permanecemos invisivelmente ligados a esse objeto de ódio - e ele tende a ficar por perto."

Logo, a questão de estarmos em harmonia com o universo depende também de amarmos ou odiarmos algo ou alguém. Quando amamos, sentimos a leveza do vento nos levar adiante para um dia seguinte, esperando este ser bem melhor; quando odiamos, parece que ficamos presos a um passado de tristeza e rancor, não conseguimos viver o dia presente e nem pensar no futuro, porque o ódio nos paralisa e nos envenena a tal ponto de não conseguirmos sentir gosto por nada de bom que nos aconteça, para quem odeia, tudo parece estar ruim, tudo parece ser horrível.

Basta compreender as coisas, entender os "porques" da vida, para nos influenciarmos com o amor de quem enxerga seu coração no coração do outro.

Penso eu, que seguir o coração é a forma mais correta de tomarmos as decisões de nossa vida, mas para isso, o coração não deve estar envenenado por nenhum sentimento de posse, de desejo, de privação de liberdade, mas sim, de irmandade, de igualdade e liberdade.

Siga seu coração!