sexta-feira, 20 de março de 2009

Revirando o passado.

(Alex Cardoso)

Dias atrás fui ao cinema com minha esposa assistir “O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON”. Impressionante! A mensagem do filme é tocante no que tange a forma como nós vivemos nossa vida. No filme, Brad Pitt interpreta um homem que curiosamente nasce velho, e envelhece ficando novo. Daí toda sua juventude passa a ser uma luta, um paradoxo entre a vontade de viver e o impedimento pela forma física, por outro lado, ele começa a envelhecer e ficar novo, mostrando que é possível ser jovem quando ficamos velhos e sermos velhos quando somos jovens.

Somos assim, nos acostumamos com a idéia de que quanto mais os anos passam, menos poderemos fazer, criar, ser! Mas a verdade é que somos destinados a ser o que somos, como no filme mesmo demonstra, cada um nasce pra ser o que é e tem que tirar proveito disso. Muitas pessoas com o passar dos tempos vão percebendo o quanto poderiam ter feito, quantas atitudes poderiam ter tomado, quantas coisas poderiam ter feito, quantas lugares poderiam ter conhecido, mas não o fizeram porque estavam preocupadas em sobreviver. 

E nessas horas, quando estamos pensando, chega a dar aquele sufoco, o resultado de nossas escolhas nos tiram a respiração quando pensamos nos resultados alcançados ou nas supostas conseqüências que teriam caso tivéssemos tomado outro rumo na hora de nossas escolhas. E é assim. A vida é feita de escolhas, quem nunca se arrependeu de algo? Diz o ditado que nós devemos nos arrepender de não ter feito e não arrepender-se de ter feito.

Ora, não teria lógica eu me arrepender por não ter dado uns tapas na minha primeira namorada quando ela me traiu! Se eu tivesse agredido a coitada eu estaria até hoje arrependido pois com certeza o resultado da minha agressão estaria trazendo conseqüências impensáveis para mim hoje. Também não teria lógica eu me arrepender de não ter beijado aquela outra menina no pátio da escola enquanto a primeira namorada estava lá na sala fazendo prova, seria traição embaixo das suas barbas. Mas até que isso eu ainda sinto uma pontinha de arrependimento, mas são ossos do ofício.

Bom, pensar no passado é uma forma de repensarmos a vida, essa semana Pedro Bial citou um poema de Arnaldo Antunes que mostra bem o quanto olhar para o passado pode ser uma coisa boa, ele dizia assim: 

Neto e Neta são netos
Filho e Filha são filhos
Pai e Mãe são pais
Avó e Avô são a voz!

Então, quando nossos pais e avós nos ensinam alguma coisa é porque estamos tomando lições do passado, logo, ouvir o passado é bom. Por exemplo, eu aprendi com minha mãe na frente do espelho que não se falava “pentiar” e sim “pentear”. Aprendi há muito tempo com meu amigo Fabrício Lima que não existia o feminino de “menos” e quantas outras coisas aprendi com meu velho pai e venho aprendendo com pessoas mais velhas, logo, o passado quando lição é uma oportunidade de aprendermos mais. 

Mas quando você vive rondando o cemitério da sua cabeça, tentando desenterrar um passado que passou a sua vida toda te congelando, te cegando, esse passado não lhe traz nada de bom, e você pega uma pá e fica cavando, cavando, cavando, procurando no fundo escuro do seu pensamento algo para justificar uma escolha ruim. 

Quem fica revirando o passado para pensar porque não fez diferente é covarde de não querer abrir os olhos para enxergar o futuro que deixou de construir. E quando chega numa certa idade, fica se lamentando, dizendo para si mesmo que não fez isso ou aquilo por que fulano, beltrano ou algum evento da vida não lhe permitiu. Quem não permite as coisas é você mesmo, você é o guia da sua vida, você é o limite do seu querer, então, não destrua sua vida revirando um passado de coisas ruins, construa sim, um futuro com coisas do passado que agreguem conhecimento, para que esse conhecimento se transforme em crescimento e sonhos.

Deixe de lado a pá da ignorância, abandone esse túmulo de tomadas de atitudes infelizes, deixe as conseqüências enterradas junto com elas, apóie-se naquilo que te faz bem, na pessoa que te ama de verdade, ela sim é a ferramenta ideal para construir a base da sua felicidade, tenha Deus como um pilar forte da sua vida, tendo Deus dentro de sua obra, a construção chamada Viver resistirá a qualquer tempestade.

Construa seu futuro agora, pegue os tijolos que não ruíram do seu passado e junte-os aos tijolos que fazem de você um ser especial, depois, deixe que seu passado sirva de lição para os próximos que virão, tornando você um super-herói.