quarta-feira, 11 de março de 2009

Razão e Coração na Estrada da Vida

Eu estava pensando hoje de manhã, como funcionamos em certas situações da vida.

Se pararmos para pensar em quantas bobagens fazemos com nossas decisões, podemos nos chamar de verdadeiros "BARBEIROS". É! Barbeiros. Aqueles maus motoristas que vivem praticando atos de idiotice no trânsito.

Semana passada cometi uma barbeirada, resolvi futucar no meu passado, um passado que já tava guardado há tempos, e vi a besteira que eu cometi. Fiquei triste, chateado, me senti um imbecil, um idiota, mas merecidamente necessitei passar por isso pra seguir em frente, levar "meu carro da vida" para um estacionamento coberto de paz e alegria.

Assim, imaginei a mim mesmo como se fosse um motorista, e o acelerador e a embreagem do carro eram minhas alavancas para minhas atitudes.

Bom mas para tomarmos certas atitudes, temos o acelerador e a embreagem, isso para levar o carro pra frente, se você quiser freiar esse carro, lógico, existe o freio!

Então temos: Embreagem, Acelerador e Freio.

Vamos então pensar o seguinte, suponhamos que o Acelerador seja nosso coração, a embreagem seja nossa razão e o freio nosso medo! A ré não existe porque o carro da vida não anda pra trás, só pra frente, quem fica preso olhando pro vidro de trás não sai do lugar nunca!

Assim, quando estamos no carro da vida numa situação que pede para acelerarmos e irmos pra frente o que temos que fazer? Utilizar a embreagem para o carro primeiro, sair do lugar, e depois, para haver uma harmonia na saída sem aqueles arranques indiscretos.

Então, pensei: Quando precisamos tomar certas atitudes, ou seja, quando precisamos andar com nosso carro pra frente, sem que sejamos chamados de barbeiros ou imbecis, tanto faz, precisamos sair com o carro em perfeita harmonia. Não adianta só apertar a embreagem ou só o acelerador, para sair, ir para frente, precisamos dosar os dois!

Logo, um pouco de razão e um pouco de coração é a melhor forma de deixarmos nosso carro da vida partir para o melhor destino.

Para termos emoções fortes, para podermos acelerar fundo, precisamos primeiro sair devagar para não deixar o carro da vida morrer, para isso, precisamos da razão, da nossa famosa embreagem, logo, quando usamos a razão para tomar decisões da nossa vida, elas podem ser tão magníficas que farão nosso coração acelerar de emoção.

Mas quando só aceleramos, sem apertar a embreagem, simplesmente estamos nos iludindo de um falso sentimento o que pode fazer com que o carro da vida pare, funda o motor, provoque um acidente, talvez você fique parado na estrada dessa vida pensando no quanto poderia ter evitado o acontecido, talvez tivesse morrido num acidente terrível por ter utilizado demais o coração sem a embreagem, mas o certo é que as consequências do mal uso do seu carro lhe trarão tristeza por muito tempo.

Por isso, o bom motorista, sai mansinho com seu carro, sem arranque, sem ser chamado de barbeiro, parte numa estrada acelerando sereno e calmo, chega no destino da felicidade, sempre com um grande amor sentado ao seu lado torcendo por você.