quinta-feira, 25 de março de 2010

25 de Março - Emancipação de Cachoeiro

"Com essa administração omissa não dá pra comemorar muito, mas para efeitos de registro ..."


Parabéns Cachoeiro!
24/03/2010 - 12h24 (Ludmila Smarzaro - Da Redação Multimídia)

Festa de Cachoeiro, todo mundo lembra que é em 29 de junho. Mas você sabia que esta não é data histórica do aniversário da cidade? Em 25 de março comemora-se a emancipação do município, data em que a Câmara Municipal foi instalada na cidade. Tudo aconteceu após a mobilização de fazendeiros, já que embora independente economicamente,  Cachoeiro ainda pertencia a Itapemirim. 

O fato é que, em 1938, Newton Braga instituiu o "Dia de Cachoeiro" em homenagem ao padroeiro São Pedro. Como esta é a data mais festiva e popular, o 25 de março ficou esquecido, embora a cidade tenha uma importante rua com este nome. 

Comemoração 

Para não esquecer a data, a Escola Municipal Anísio Ramos elaborou um projeto especial. Os 880 alunos do sexto ao nono ano fizeram pesquisas e, com o apoio dos professores das displinas de história, geografia e português, confeccionaram os trabalhos que hoje(25) estão expostos no local. 

"Alguns abordaram a parte geográfica do município, outros a história. O importante foi eles saberem que, na nossa cidade, a emancipação política aconteceu em março, embora a comemoração seja  na data religiosa", disse o professor Fernando César Rodrigues, um dos coordenadores do projeto. 

Além dos trabalhos, os alunos participam de um concurso de desenhos e gravuras sobre o Pico do Itabira e de fotografia sobre o Rio Itapemirim e a cidade.