sábado, 4 de julho de 2009

Tenha calma, aguarde um momento, tente compreender.

(Alex Cardoso)

Quem lê aprende sobre o mundo e sobre si mesmo, às vezes abro aleatóriamente uma página de algum livro e de repente descubro respostas para atitudes em minha vida, ensinamentos, aprendizado, as palavras nos tornam mais conscientes e nos alertam para o fato que apesar dos inúmeros psicólogos consultando pessoas com problemas e dificuldades, a verdade é que, sem força de vontade e atitude e, principalmente, sem fé, nossos pensamentos podem desencadear uma reação explosiva fazendo com que nossas atitudes tragam consequências irreversíveis para o resto de nossas vidas, seja no trabalho, nos laços de amizade, e pior, nas trágicas histórias que envolvem o sentimento AMOR.

"A memória se abre por janelas que são territórios de leituras e é o estado emocional que determina o grau de abertura dessas janelas. Se a emoção estiver tensa, ela fecha as janelas e bloqueia a racionalidade, levando o ser humano a reagir por instinto, como um animal. Se a emoção não estiver serena e tranquila, abrem-se as janelas da memõria e expande-se a arte de pensar.

Primeira implicação: Nos primeiros trinta segundos de tensão cometemos os maiores erros de nossas vidas. Ferimos quem mais amamos. Muitos cometem suicídio, homicídios, atos violentos nesse período. A melhor resposta quando estamos tensos é não dar resposta. É fazer a oração dos sábios: o silêncio. É pensar antes de agir."

Trecho do Livro Nunca Desista de Seus Sonhos - Augusto Cury

Respirar muito antes de agir, jogar óxigênio para o cérebro, tranquilizar-se, pelo menos tentar, sozinho, manter-se em silêncio nos momentos em que os pensamentos nos envolve em sentimento de ira, raiva e consternação. Rezar, para quem tem fé, ajuda muito!

Somos assim, precisamos de tempo, infelizmente, às vezes, precisamos de muito mais tempo do que algumas pessoas podem suportar.

Quando acordamos da tempestade, a casa já está de cabeça para baixo, as coisas são mais difíceis de serem colocadas no lugar, a despedida é quase certa, a volta, tão rara quanto aceitar o pedido de desculpas.