terça-feira, 11 de maio de 2010

ONDE ESTUDAR?

Enviado por Sylvio Motta - 10.5.2010 | 12h34m

A ambiência equilibrada influencia decisivamente no aproveitamento do tempo de estudo. Torna-se necessário fugir dos inúmeros "chamados" que a rotina diária nos impõe para que o candidato mergulhe profundamente atingindo o máximo de concentração para apreensão dos conteúdos necessários para o êxito em concursos públicos. Buscar espaços onde o conhecimento seja plasmado continuamente, onde o silêncio é eloquente, onde todos comungam de objetivos semelhantes, é providência recomendável para o aprimoramento da capacidade intelectiva. Tais ambientes exercem um poder de indução que, indubitavelmente, socorre todos aqueles que lá se encontram.

Todavia, torna-se necessário reconhecer e, sobretudo, respeitar as diferenças. Da mesma forma que existem pessoas que conseguem orar em qualquer lugar, outras precisam estar em um templo para terem suas preces atendidas.

O melhor roteiro o candidato já conhece. Se não conhece, precisa conhecer-se. Se o candidato não se conhece de nada adiantará o roteiro, seria como ter um endereço escrito em mandarim ou em latim arcaico. O candidato precisa se reconhecer no roteiro que elabora, ter alguma identidade com ele. Caso contrário de nada adiantará ter um roteiro. Em suma: ninguém pode saber como você funciona, ninguém pode ajudar você se você não se ajudar. Descubra-se!

Tão importante quanto a concentração é o foco. Defina uma direção (área fiscal, tribunais, segurança pública, jurídica, bancária, etc). Definida a direção escolha um caminho (estudar só em casa; estudar só na biblioteca; estudar em cursos e em casa; estudar em cursos telepresenciais; etc.). Definido o caminho busque uma orientação da bibliografia recomendada (em sites; com amigos; com professores; etc). Finalmente empreender pesquisa para aquisição da referida bibliografia. Depois disso é só sentar e estudar, sem frescuras, amuletos, gurus ou quaisquer outros elementos metafísicos.

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/vagas/