quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ILUSÃO

Capítulo do livro Pare de Sofrer de Zíbia Gasparetto.

"Considerando todos os problemas do ser humano no dia-a-dia, notamos que a imensa maioria se encontra envolvida pelas enganosas fachadas da ilusão. A vida para eles nada mais é do que alguma coisa não muito boa que deve ser empurrada para a frente e nesse trajeto há que se aproveitar ao máximo as vantagens pessoais porque as horas de dor e de tristeza serão inevitáveis.

Serão mesmo? Não nego que ao homem comum, sem perspectivas, que desconhece sua origem de eternidade e a verdadeira posição que pode ocupar no mundo, isso pode parecer uma verdade.

Todavia, o tempo, a vivência, a maturidade mostrarão que não é assim.

Esses enganosos caminhos da ilusão traduzindo-se em uma indiferença que, sem dúvida, cedo ou tarde ele haverá de pagar caro, têm impedido que possa despertar para as mudanças que lhe compete fazer, corrigindo os rumos do caminho.

Acham que estou teorizando? Nada disso. Estou cansado de assistir de perto a como esses bloqueios voluntários impedem o amadurecimento e o equilíbrio das pessoas.

Sei o que estou afirmando porquanto, na divulgação entusiasta do otimismo e do cultivo do pensamento positivo a que nos propusemos, isso tem sido comum.

Não que as pessoas conscientemente não desejem a harmonia e a paz interior. Ao contrário. Temos registrado seus comoventes, sinceros e muito interessados apelos em busca da felicidade. Porém nunca foram além de pedir, não percebendo que, se desejam alcançar o que pedem, deverão participar ativamente dessa conquista.

São muitos os que perguntam: se a vida deseja o bem, se representa a essência divina, por que permite tanta dor e sofrimento? Por que ela nos causa tantas lutas e desilusões? Tenho rezado tanto, por que minhas preces não são atendidas?

Porque vocês não estão fazendo sua parte. Pedem, pedem, dizem-se dispostos a servir a Deus e ao próximo, no entanto permanecem parasitários e indiferentes, aguardando uma felicidade irrealizável porque utópica. A vida não vai condoer-se de suas queixas e lamentações. Ela não aceita sua incapacidade. Ela sabe que quando você quer, você pode.

Acham que estou sendo incoerente? Que, por mais otimista que eu pretenda ser, jamais poderei negar os sofrimentos da face da Terra?

Quanto a isso, não nego mesmo, de que adiantaria? Eu sei que eles são muitos e dolorosos. Essa é a causa de nosso desejo de despertar vocês para o que existe atrás desse processo para que possam sair dele o mais rápido possível.

Duvidam? É pena, porquanto outros caminhos existem, mais belos, menos penosos para o desenvolvimento do espírito.

Tocados por tantos apelos, observando os enganos em que os homens ainda estão, foi que nós, espíritos interessados em ajudar, estamos nos movimentando para esclarecer consciências, na certeza que temos de que a verdade é muito mais bonita do que vocês poderiam sonhar.

Amadurecer significa o domínio do pensamento, é poder compreender a vida harmonizando-se com ela, usufruindo benefícios e felicidade completa.

Acham que estou exagerando? Nada disso. Garanto que é assim. Além do mais, se você não crê em minhas afirmativas, basta experimentar e logo perceberá a realidade.

Experimentar o quê?

Experimentar mudar, trocar sua indiferença, sua crença no sofrimento, sua certeza de infelicidade, pela fé, entregando nas mãos de Deus todos os problemas de sua vida que você nãoconsegue resolver. Acreditando que, com a ajuda dele, você poderá vencer.é isso que lhe o que compete fazer. é claro que a chave de tudo está aí. Deus, apesar deser nosso pai, não gosta desse papel e tem sempre procurado nos deixar enfrentar nossos problemas para que aprendamos a decidir e a compreender.

Quem gostaria de reconhecer que tem se portado diante dele como criança mimada e incapaz, gastando na lamentação e na queixa grande parte da energia que poderia, se bem utilizada, levá-lo ao progresso?

Você não é mimado? Você não pretende manipular todos os acontecimentos e até Deus se ele entrasse nessa?

Sinto dizer que nesse papel está a grande maioria dos sofredores do mundo, caminhando pela vida indiferentes a sua participação ao bem comum e a sua responsabilidade na busca de sua harmonia interior, metendo os pés pelas mãos e lamentando-se quando recebem o que atraíram.

Não parece loucura? Como é que alguém pode comandar a vida, que é livre manifestação de Deus? Não lhe parece a mais perigosa ilusão?

É isso que me incomoda e às vezes, apesar de ter aprendido tanto por aqui, ainda sinto o desejo involuntário de sacudir certos pedintes contumazes, dizendo:

— Acorda!! Por que teima em não ver seu próprio potencial? Por que se coloca em posição de incapaz, esperando que Deus lhe dê uma coisa que você nem sabe bem o que seja: a felicidade. Já parou para pensar nisso? Já se deu conta de como ela seria e de como ela viria para você?

Parece que não, porque quem anda ocupado em cultivar ilusões, em enxergar o mundo como sendo um "vale de lágrimas" por certo colocaria seu conceito de felicidade muito distanciado da realidade.

Pensando bem, quem o colocaria no prazer de um trabalho bem-feito, na alegria de um abraço ou na lucidez de compreender a tudo e a todos harmonizando-se com o universo?

Imaginariam um paraíso de ociosidade, onde manipulariam tudo a seu gosto, onde seriam servidos pelos anjos, que, aliás, diga-se de passagem, não fariam mais do que a obrigação. Não são eles anjos? Um anjo que se preza deve ser solícito, amoroso. Tudo suportar, tudo perdoar e esforçar-se para amaciar seu caminho, tirando todas a pedras e tropeços. Afinal, que seria dos famosos anjos-da-guarda sem esses papéis? Ficariam desmoralizados. Quem os chamaria na hora da aflição?

..."