quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Paraíso e o Inferno



Um dia, um samurai foi visitar o monge e perguntou:

- Mestre Hakuin, tenho uma grande dúvida: será que Inferno e Paraíso existem mesmo? Se existem, onde é que ficam? Quero que me explique, por favor!

Então, Hakuin em vez de responder, começou a provocar o samurai, zombando:

-O verdadeiro samurai não tem medo da morte. Você está preocupado se depois de morrer, vai para o paraíso ou para o inferno. Acho que você não é um samurai de verdade!

O samurai ficou furioso... mas, por respeito, se segurou para não explodir... Mas o monge continuou provocando o samurai e disse:

-A espada é a alma do samurai, mas acho que a sua espada deve estar enferrujada... Não quero perder meu precioso tempo com você.

E cuspiu na cara dele.

Aí o samurai não aguentou mais... Perdeu a paciência, puxou a sua espada e deu um golpe no monge. Só que Hakuin foi mais esperto e se esquivou. Então o samurai começou a correr atrás do monge para dar outro golpe.

Quando o monge ficou encurralado num canto, na hora em que ia levar o golpe fatal, ele apontou para o samurai e gritou:

-O inferno está aí!

Ao escutar esse grito, o samurai percebeu na hora a mensagem do monge. Ele pensou: "Puxa, então esse sentimento de raiva que queima em meu coração, é o próprio inferno?"

Em seguida, o samurai então se curvou, e falou:

-Mestre, perdoe-me por favor! O senhor quase foi morto, arriscou sua própria vida e tudo isso só para me ensinar... Estou muito agradecido, do fundo do meu coração.

Nesse exato momento, o monge Hakuin disse:

-O Paraíso está aí!