quarta-feira, 7 de abril de 2010

OS 10 PRECEITOS

Bom dia a todos, hoje caminhando rumo ao meu trabalho tive uma grata surpresa, uma senhora me pediu para entregar um panfleto, pensei, mais um para jogar no lixo, mas me surpreendi, tratava-se de preceitos para a vida, muito interessante, e principalmente, útil, fiquei admirado e resolvi postar aqui no blog, são 07 tópicos contendo 10 preceitos sobre cada um:

1) DO BOM PAI
2) DA BOA MÃE
3) DA BOA ALIMENTAÇÃO
4) DA SAÚDE
5) CONTRA O FUMO
6) CONTRA O ÁLCOOL
7) DA LEI MORAL

Hoje vou postar aqui os tópicos 1 e 2:

OS DEZ PRECEITOS DO BOM PAI

1) Institua sua família com amor, sustente-a com o seu trabalho e governe-a com bondosa energia.
2) Faça com que exista sempre saldo positivo de afeto e finanças.
3) Com prudência, envide esforços nos negócios, seja pródigo nos ensinamentos, zeloso em manter a autoridade paterna, cauteloso nas decisões, mas firme no que decidir.
4) Com sabedoria e bondade, permita que sua esposa lhe preste apoio moral, aceitando os bons conselhos dela.
5) Destrua todo erro doméstico e toda desordem, logo que aparecerem em seu lar.
6) Não permita que seus filhos lhe obedeçam pelo receio do castigo.
7) Faça com que os seus queridos vejam em você:
Quando crianças, a força que ampara.
Quando adolescentes, a inteligência que ensina.
Quando adultos, o amigo que aconselha.
8) Eduque seus filhos no temor de Deus. Evite que conheçam o caminho do mal, da desgraça e da dor. Instrua-os para que suportem com ânimo as agruras da vida.
9) Estude com empenho as aptidões dos seus filhos. Não diga a eles que podem ser mais que você. Porém, conduza-os silenciosamente nesse caminho.
10) Cuide para que seus filhos não sejam robustos apenas de corpo, mas também de inteligência. Leve-os a ser bons, honestos e íntegros.

OS DEZ PRECEITOS DA BOA MÃE

1) Dê o leite materno aos seus filhos. Para as crianças, a ama de leite, a mamadeira e os leites artificiais não têm amor, não são de mãe, salvo exceções justificadas.
Entre crianças alimentadas artificialmente, a mortalidade é cinco vezes maior, comparada com as que recebem o leite materno.
2) Permita que a criança respire ar puro. Deixe-a brincar livremente ao sol e ao ar livre.
3) Deixa a criança dormir bastante e tranquilamente em aposento ventilado, mas em corrente de ar, e que seja diariamente aberto para a entrada da luz do sol.
4) Proteja o bebê contra moscas e outros insetos, cobrindo a cama com um véu enquanto ele dorme.
5) Não deixe o bebê em contato com cães, gatos, etc.
6) Tenha o cuidado de verificar se as coisas e as roupas que estiverem em contato com a criança estão limpas e não lhe oferecem algum perigo (objetos pontiagudos, cortantes, contaminados, ou que incomodem o bebê).
7) Lave as mãos antes de tocar na criança, principalmente antes de dar-lhe de comer. Não permita que estranhos a beijem, ou sejam beijados por ela.
8) Não deixe de faltar ao bebê o banho diário.
9) Não vista a criança com roupa apertada; não lhe ponha roupa insuficiente no frio nem roupa demais no calor.
10) Em caso de doença, leve o bebê ao médico. Não o entregue a curandeiro nem benzedor. Não creia em "mau olhado". Isso não existe. Tenha sempre em mente que a doença é proveniente do desrespeito para com as leis da saúde.

Continua amanhã ...