quinta-feira, 27 de agosto de 2009

LEMBRANÇAS

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba.”

1 Coríntios 13:4-8.

Hoje passou um filme na minha cabeça, não consegui me lembrar do que eu fazia com 5 anos de idade, pensei que em breve estarei chegando nos meus 35 anos e acabei me lembrando de que meu pai quando tinha 35 anos já tinha 03 filhos, sendo eu com 05. Fiquei tentando lembrar do meu pai, com 35 anos, isso era em 1980, e pouca coisa me veio à cabeça, talvez a época da escola, lembrando das fotos do ICE, acho que ali eu já tinha 05 anos, do meu pai levando a gente numa brasília amarela e que depois não me lembro como ficou marrom, no final das contas ela teve uma cor azul prata bonita, mas acabou-se. Quantas poucas lembranças.

Também não me lembro de quando eu tinha 10 anos, lembro do meu aniversário de 07 anos, minha mãe sempre lembra desse aniversário, diz ela que foi quando meu pai não compareceu, lá em Piúma, ela sempre lembra desse aniversário, do meu aniversário, quando meu pai começou a namorar uma outra moça, eu me lembro, tava abraçado ao João Bobo na frente de um bolo maravilhoso com recheio de leite condensado purinho.

Mas não me lembro dos 10 anos, engraçado né?

Toda menina lembra dos 15 anos, aquela festa, badalação, vestidinho e valsa. Pois é, não me lembro do meu aniversário de 15 anos, mas me lembro perfeitamente quando era ano novo de 1989-1990, eu estava lá em Belo Horizonte, deitado na cama do quarto sozinho, imaginando: Caramba! Já vou fazer 15 anos! E comecei a chorar. Acho que era medo de estar ficando velho, ou medo de que meu velho estivesse ficando mais velho, e ele veio me abraçar perguntando porque eu estava chorando, e eu me lembro de ter só balançado a cabeça negativamente dizendo: Por nada. O que na minha lembrança era apenas um nada mesmo! Onde já se viu? Ficar preocupado porque eu ia fazer 15 anos? (!)

Lembro de outros poucos aniversários, o meu aniversário de 23 anos foi o mais triste, lembro bem de eu ir lá no bairro aeroporto visitar meu pai, já tava morando lá sozinho, e naquele dia estava a outra mulher dele e o meu outro irmão, meu pai no meio sentado numa cadeira de aço dessas de barzinho, a mulher do lado esquerdo e o menino no lado direito, fui lá dar um abraço nele, ver se ele me dava os parabéns, já tava com o corpo tomado de câncer, esperando o dia 09 de fevereiro pra se despedir de nós definitivamente, era o ano de 1998. Eu não tinha noção de que aquele aniversário ia ser o último com o meu pai, mas já sabia que ia ser o mais triste de todos, fui lá e ele esqueceu, pela primeira vez, de que era meu aniversário, nem deu os parabéns, simplesmente me emprestou a chave do Verona e me deixou ir com a ex-namorada para Guarapari passar raiva com o meu ex-sogro sargentão. Naquele dia eu me lembro bem, nunca vou me esquecer, daquele velho filho de uma puta não permitindo que eu dormisse no apartamento dele, e minha ex-namorada me pedindo para ir embora, já passava da meia noite, eu teria que pegar a BR-101 cansado, lembro que voltei enfiando tapas na minha cara para não dormir, mas graças a Deus consegui chegar em casa depois de 80 km me esbofeteando. Aquele ano definitivamente foi o mais triste de todos os que eu já lembrei. O que meu pai tinha de amor por mim aquele velho metido viciado em dama tinha pavor, e até hoje eu tenho pesadelos com aquele monstro me maltratando, quando sonho com aquilo fico lembrando o dia inteiro e fico de mal humor.

Lembranças, quando a gente faz força pra esquecer de algumas situações da vida, mais elas aparecem na nossa memória, ficam guardadas num lugarzinho que nenhum cotonete de vontade limpa, e são tantas as que eu gostaria de esquecer, tantas, tantas, que não se vão nunca, e não adianta querer mudar de rua, bairro, cidade ou Estado, elas sempre vão estar lá para fazer você pensar e repensar no que foi sua vida.

Lembranças. Às vezes, lições inesquecíveis!

Citando aquelas que a gente nunca esquece, existe também aquelas situações que a gente nunca deveria esquecer e acaba esquecendo, a gente lembra, lembra, lembra, o tempo todo, o ano inteiro, e na data que deveríamos lembrar o acontecimento, esquecemos.

Hoje foi assim, mas graças a uma força que eu não sei chamar de que, acabou fazendo com que tudo desse certo, e que, a falta de lembrança de algo que eu me lembrei há meses fizesse tudo se tornar uma enorme surpresa.

Coisa do destino mesmo, engraçado, pra lembrar o resto da vida. Hoje, faz 09 anos que eu estou com minha esposa, entre namoro e casamento tem isso TUDO ae, eu acho tudo porque os relacionamentos hoje são de uma liquidez impressionante, antigamente a gente sonhava em ter um relacionamento pro resto da vida, aquele igual rocha, hoje, as pessoas querem saber de relacionamentos que durem o quanto a sua satisfação pessoal quiser, é como segurar areia fina nas mãos, e foda-se o sentimento dos outros, quem não sabe amar engana quem o ama e engana-se a si mesmo, aqueles que egoístas, frios e insensíveis não sabem o que é amar de verdade e perdem grande tempo da vida se iludindo e contando nos dedos das mãos as pessoas que foram enganadas.

Mas ... críticas à parte, voltando ao assunto, ontem eu recebi um trabalho que fiz no escritório e queria aproveitar e recompensar o esforço da minha esposa por tudo que ela tem feito comigo presenteando-a. Peguei a graninha e primeiro fui fazer umas coisas na rua, quando voltei, fiquei irritado porque a loja onde eu queria comprar o presente pra ela já havia fechado, eu sou impulsivo, quando eu quero uma coisa eu vou atrás até conseguir, rodei, rodei, rodei o centro da cidade toda atrás de algo parecido mas não achei nada, porque, desde o dia que eu vi o "presente"dela na vitrine fiquei lembrando dele.

Pois bem, fui para casa ontem meio frustrado, mas hoje, consegui comprar o tal presente, e quando voltei para casa para almoçar, dei o presente para minha esposa, e naquela euforia toda por ter gostado ela me deu um susto:

Nossa! - Gritou.

Eu fiquei assustado, já tenho fama de não acertar bem nos presentes, pensei: Putz! Errei de novo!

Mas não. Ela perguntou se eu me lembrava da data de hoje.

Hoje são 27 de agosto, e a gente ficou o ano todo falando: Ó! Dia 27 "do oito"é nove anos juntos hein! etc.. e pronto .. acabamos nós dois, até aquele momento do presente, esquecendo, e o presente acendeu na gente essa alegria toda.

Bom, pensei: Como a vida é impressionante, a tal força que eu não sabia como chamar trabalhou direitinho, fez eu demorar na agência do INSS, deu tempo pra fechar a loja do presente e armou todo o teatro pra tudo dar certo e tornar o dia de hoje uma lembrança inesquecível!

Lembranças!

Lembro muito bem da primeira vez que eu voltei a vê-la no ano de 2000, 16 anos depois de ter deixado o ICE na sexta série, lembro até de você no ICE com 07 ou 08 anos e eu te enfernizando e te apelidando, realmente você tem razão eu era uma peste! Lembro da gente indo de carro pra Marataízes, pra Guarapari naquele carnaval muito engraçado quando eu comi aquela cocada turbinada e encontrei um cartão de crédito e colei ele na minha testa perguntando de quem era o dono, lembro e não me esqueço também da volta na estrada com aquela família todinha morta com o L da Scânia, lembro da gente se casando, e de tantas outras coisas que não posso contar aqui ... resumindo ... das lembranças que não tenho dos meus 10 anos, nesses quase 10 anos juntos me lembro de quase tudo, e em quase todas as minhas lembranças você está comigo, do meu lado me acompanhando sempre, me consolando, me erguendo, me cuidando, me ensinando, aprendendo e vivendo todas as sensações que só um verdadeiro amor poderia nos proporcionar.

Estou para lhe dizer que quando temos ao nosso lado algo que se assemelha ao amor verdadeiro, não há problemas de memória, não há vontade de esquecer e existe aquela ganância de estar lembrando sempre de que somos importantes um para o outro, viver.

Parabéns pelos 09 anos me suportando, me esperando, sofrendo, chorando e rindo comigo. Te amo.

Alex.