segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Técnico ou Gerente?


Ontem fiz a prova do CESPE/UNB para Técnico em Operação de Computadores, 70 questões de informática, percebi que em pouco mais de 1 hora de prova vários candidatos da minha sala estavam entregando o gabarito, sendo que eu ainda não tinha acabado de resolver as questões de Raciocínio Lógico ... só depois disso entendi o porque do abandono tão precoce, mas não entendi porque o CESPE faz uma covardia dessas.

A prova de informática para TÉCNICO EM INFORMÁTICA tinha 70 questões, pelo menos umas 40 questões eram sobre Gerência e Administração de TI, ou seja, uma pessoa que é técnica precisa saber gerenciar um ambiente de TI inteiro, sem ter passado por uma faculdade ou no mínimo uma pós graduação no assunto, já que o nível da prova era para quem tinha pelo menos mestrado na matéria, a que mais tinha questões na prova.

Um técnico em informática espera desafios mas não tanto quanto foi cobrado na prova. Um técnico espera operar computadores dando suporte na instalação de programas, configuração de redes, formatação e instalação de hardwares, etc ... a gerência de TI é para poucos que se formam e buscam carreira nessa área.

O CESPE tem essa fama de ser cruel com os candidatos, o problema maior é que eles querem profissionais altamente capacitados para um cargo de técnico, ou seja, pagar pouco por quem merece muito mais, resumindo, o CESPE quer ANALISTAS DE SISTEMAS E TI recebendo como TÉCNICOS DE INFORMÁTICA. Quer gente grande pagando pouco!

Mas ... nas palavras do edital o Técnico faz isso:

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: executar atividades de nível médio relacionadas com operação e manutenção de equipamentos de informática. 

Gerenciar um TI, Planejar, saber de Arquitetura e ambiente ITIL, PMBOK e COBIT, isso é atribuição de nível médio relacionada com operação e manutenção de equipamentos de informática?

COVARDIA! Vamos para o próximo ... estudar até passar!