quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Minha teoria sobre o clima ...

Eu tenho uma humilde teoria sobre essas catástrofes, não sou geólogo, meteorologista nem nada ... concordo com as autoridades que a ocupação desordenada das cidades causa tragédias mas hoje me surgiu o seguinte pensamento: Há quantos anos existem algumas casas nas cidades atingidas na serra carioca? Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (a primeira principalmente) são tão antigas como o descobrimento do Brasil e muitas dessas casas foram destruídas.

Para mim, o que está acontecendo é que a atividade humana na região central do país está aumentando a intensidade dos fenômenos. Dizem os especialistas que essas tempestades vem de um corredor da Amazônia que corta o Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Bem, nesses estados a cobertura de florestas simplesmente foi devastada nas últimas décadas, o homem (preferia chamar nossa espécie de animal irracional) para ganhar mais e mais dinheiro, vendeu as florestas, criou pastos e lavouras e acabou com a barreira natural dessas tempestades.

Na minha opinião, essa limpeza que o ser irracional chamado homem fez no país simplesmente abriu uma avenida para as tempestades da Amazônia passarem a vontade pelos Estados a uma velocidade e intensidade cada vez maiores.

Pra mim, tudo isso é culpa do homem, da ganância e dessa forma de viver como gafanhoto, comendo tudo que vê pela frente, destruindo tudo e depois indo embora, a única diferença é que os gafanhotos destroem pra matar a fome, o homem destrói pra ganhar dinheiro, pra se vender e morrer depois afogado em baixo da sua própria sede de ser mais do que o outro.

No final das contas, a gente vê essas tragédias como a única forma de unir o ser humano, tanto para salvar um ao outro quanto para ajudar na hora de doar mantimentos e roupas, nessas tragédias também vemos que a natureza não é igual o homem, que faz sua vida, tem suas opiniões e escolhas olhando o que o outro tem, a natureza não, pra ela não tem pobre ou rico, preto ou branco, quando ela é provocada leva tudo, sem distinção, deixando só tristeza e vários pontos de interrogação. Quando será a próxima? 

Uma certeza nós podemos ter, quando a última árvore do planeta for derrubada, o ser humano não vai poder contar essa história.

Que Deus tenha piedade de nós!