domingo, 13 de maio de 2012

Mais um Airborne só pra variar ...


Depois de tentar pintar o uniforme 3 vezes .. depois de 3 banhos de cloro e uma rasgada no joelho .. cheguei a conclusão que não dá pra lutar, tem que improvisar! Esse uniforme pertencia ao meu primeiro Airborne da BBi, com o tempo, ele ficou desbotado e então eu comprei outro e tentei pintar esse, por várias vezes errei a tonalidade da tinta, foram 3 ou 4 vezes pintando e tirando a cor do tecido, ele ficou frágil e rasgou o joelho hoje, dei uma costurada e cheguei a esse tom de tinta. Vai ficar com esse uniforme até eu poder comprar outro novo, além da tinta verde musco, eu apliquei giz pastel nas cores verde, preto e marrom para dar uma estilizada.

Mais um Airborne ... mais um Bastogne ... exatos 31 anos após o fim da Batalha eu estava nascendo ...


A Batalha das Ardenas (também conhecida como Ofensiva das Ardenas ou Batalha do Bulge) (16 de dezembro de 1944 — 25 de janeiro de 1945) foi a grande contraofensiva alemã no oeste (die Ardennenoffensive), lançada no fim da Segunda Guerra Mundial na floresta das Ardenas na Valônia, Bélgica, e também chegou a França (Bataille des Ardennes) e a Luxemburgo na Frente Ocidental. A Wehrmacht (o Exército Alemão) chamou a operação de Unternehmen Wacht am Rhein ("Operação Vigília sobre o Reno"). Esta ofensiva alemã foi oficialmente chamada de Campanha Ardena-Alsácia pelo Exército Americano, mas esta batalha acabou sendo conhecido como Batalha do Bolsão das Ardenas, ou "bulge".


A ofensiva alemã foi apoiada por várias pequenas operações como a Unternehmen Bodenplatte, Greif e Währung. O objetivo da Alemanha com estas operações era dividir os Aliados americanos e britânicos ao meio, capturando a região da Antuérpia, Bélgica, cercando e destruindo as tropas das forças Aliadas, tentando forçar os Aliados ocidentais a negociar um tratado de paz com as potências do Eixo.Uma vez com seus objetivos conquistados, Hitler poderia focar todo seu poderio militar contra os Soviéticos no Leste.


Esta operação foi planejada em segredo, com pouco tráfego de informações via rádio, com o movimento de tropas sempre acontecendo a noite enganando a inteligência dos Aliados que foram incapazes de antecipar a ofensiva imaginando que uma movimentação em massa de soldados seria perceptível aos aviões de reconhecimento.


As forças Aliadas foram pegas completamente de surpresa, com suas linhas muito espalhadas enfrentando uma força inimiga inicialmente superior. Lutas intensas em clima ameno, em especial ao redor da cidade de Bastogne, e o terreno que favorecia a defesa atrasou os alemães. Os reforços Aliados, incluindo o poderoso 3º Exército do General norte-americano George Patton e, com a melhoria das condições climáticas, a esmagadora superioridade aérea, permitiu que as forças alemãs e suas linhas de suprimentos fossem massacradas em especial pela Força Aérea Aliada, o que selou o fracasso do ataque.


À beira da derrota, as tropas mais experientes do Exército Alemão foram deixadas sem suprimentos e com equipamentos insuficientes enquanto os sobreviventes recuavam de volta para a Linha Siegfried. Já os americanos, com um exército de 500 mil a 840 mil soldados,sofreram de 70 a 89 mil baixas, incluindo 19 mil homens mortos,fazendo da Batalha das Ardenas a mais sangrenta para os americanos na Segunda Guerra.