terça-feira, 22 de maio de 2012

Bienal Rubem Braga

Apesar de muita reclamação sobre o problema causado pela Bienal Rubem Braga ao já caótico trânsito da cidade, venho aqui confirmar que vale a pena para todos os cidadãos ter um evento como esses em Cachoeiro, é de suma importância disseminar essa cultura da leitura principalmente aos jovens que hoje estão impregnados e escravizados pela internet. Nenhum site ou programa substitui a sensação de viajar nos pensamentos ao ler uma história, segurar um livro, ter aquela sensação de querer logo virar a próxima página para saber o que vai acontecer em seguida, é uma sensação simples de explicar.

Além disso, a questão financeira também é importante de se mencionar, eu comprei 4 livros na Bienal, sou apaixonado pelo tema Segunda Guerra e aqui na cidade é complicado encontrarmos livros com esse tipo de tema, na Bienal eu consegui esses títulos por um preço muito, mas muito atraente, a bagatela de R$10,00 cada um! Sim pessoal, eu comprei por exemplo "O LEVANTE DE 44" com quase 800 páginas por apenas dez reais!!!

E hoje fui, por curiosidade procurar os títulos numa das maiores livrarias do país e para minha surpresa foi isso que encontrei:





Resmindo, eu gastei R$40,00 na Bienal, sendo que, se eu levasse os mesmos títulos no site da Saraiva, eu gastaria R$235,70 fora o frete, ou seja, eu fiz uma economia de mais de R$200,00!

É por isso que vale a pena ter a Bienal, mas ainda continuo insistindo, Cachoeiro precisa de profissionais que saibam organizar o trânsito, não só em dias de eventos importantes como esse, mas diariamente, pois o centro da cidade, onde ocorre a bienal, é o gargalo onde todo o trânsito da cidade necessariamente precisa passar para as pessoas irem para suas casas.

Eu ainda acredito que um dia, um prefeito de peito fará algo parecido com o que Aécio Neves fez em Belo Horizonte, transferindo toda administração pública pra um único local chamado de Cidade Administrativa, todos os órgãos públicos foram transferidos para um local distante do centro da cidade. 

Cidade Administrativa em Belo Horizonte - MG

Mas, de toda forma, com todos seus defeitos, a Bienal vale a pena, por muitos motivos!! Pelo menos nesse período, ninguém pode reclamar que Cachoeiro é uma cidade sem cultura. A Bienal está tentando salvar a capital secreta do mundo de ser a capital menos cultural do mundo!