sexta-feira, 11 de maio de 2012

Avião P-40 da Segunda Guerra encontrado no Saara


Kittyhawk P-40 da Segunda Guerra Mundial 
Encontrado no Deserto do Sahara depois de 70 anos

Um avião da Segunda Guerra Mundial pertencente à Real Força Aérea Britânica (RAF) foi encontrado no Deserto do Sahara, no Egito, aproximadamente 70 anos depois de sua queda., Metro informa.

De acordo com o Vintage Wings, site canadense de notícias de aviação, Jakub Perka, que trabalha para uma empresa de petróleo, topou por acaso com o Kittyhawk P-40 em março último quando sua equipe estava numa expedição no deserto do Egito.

Em Junho de 1942, o sargento Dennis Copping, de 24 anos, foi escalado para pilotar um avião com o trem de aterragem avariado da base egípcia onde estava estacionado para ser reparado noutra base aérea africana. A meio do voo, o sargento saiu de rota e nunca mais foi encontrado.

Como se vê pelas fotos, o avião está em forma notavelmente boa. A cabine de comando ainda mostra um painel de instrumentos impecável e corpo do avião inteiro apesar de estar há quase 70 anos no deserto do Sahara.

Agora, 70 anos depois, o avião, um Kittyhawk P-40, foi descoberto no Sahara. Os funcionários de uma companhia de prospecção de petróleo polaca encontraram o aparelho praticamente intacto.

"É muito bem uma cápsula de tempo inacreditável, o equivalente aeronáutico do Túmulo de Tutankamon" disse Andy Saunders, historiador residente no Reino Unido,  segundo o Daily Mail.

De acordo com a agência de notícias Bournemouth News & Picture Service, acredita-se que o piloto tenha sido o sargento de Voo Dennis Copping, que tinha 24 anos na ocasião da queda.

Os instrumentos do cockpit estão intactos, assim como grande parte da fuselagem. Os historiadores estão extasiados com a descoberta. 

Andy Saunders especulou que Dennis Copping sobreviveu à queda, visto que um paraquedas foi encontrado perto do avião"  Meu palpite é de que o pobre coitado usou o paraquedas para proteger-se do sol", disse Andy , de acordo com o The Daily Mail.

Junto ao aparelho foi encontrado o depósito da metralhadora repleto de munições.

O aparelho ainda tem o painel de instruções da metralhadora.

Junto ao motor foi encontrado o selo de fábrica do Kittyhawk P-40.

"Se ele tivesse morrido ao lado do avião, seus restos teriam sido encontrados" acrescentou." Como caiu ali, ninguém viria para buscá-lo. É mais provável que ele tenha tentado caminhar pelo deserto e acabou caminhando para a morte. É um cenário horrendo demais para se contemplar."

Metro informa que Dennis pertencia ao Esquadrão 260 da RAF que tinha sua base no Egito durante a campanha contra contra o general alemão e marechal de campo Erwin Rommel. Segundo o jornal, "Dennis recebeu ordens de levar dois Kittyhawk P-40 danificados de uma base aérea inglesa a outra no norte do Egito, para reparos" quando se perdeu e caiu durante o voo.

O Museu da Real Força Aérea britânica já manifestou interesse em recuperar o aparelho 
e o Ministério de defesa Britânico já entrou em contato com as autoridades egípcias.

Pelos vestígios encontrados – o pára-quedas aberto junto à fuselagem 
Dennis Copping terá montado uma espécie de tenda para se proteger do sol.

O rádio foi encontrado fora do cockpit, o que indica que o piloto teria 
tentado usá-lo para contactar a base, segundo os historiadores.

De acordo com o Telegraph, os militares egípcios retiraram recentemente a munição e as metralhadoras do monomotor. No video postado no YouTube (abaixo) aparecem homens camuflados removendo a munição da aeronave.

O modelo encontrado no Sahara, um P-40E, tinha seis metralhadoras de calibre .50 montadas nas asas. O monomotores levavam apenas um tripulante.

“Ele deve ter sobrevivido à queda”, considera o historiador Andy Saunders. 
“Quando percebeu que ninguém viria procurá-lo fez uma tentativa 
desesperada de encontrar alguém pelo”, explica o historiador. 
A aldeia mais próxima fica hoje a 320 quilômetros de distância do local.

O aparelho ostenta os buracos das balas, 
provavelmente aquelas que fizeram fazer cair o avião.



O Ministério britânico de Defesa está preparando uma equipe de busca para encontrar os restos do piloto num raio de 30 quilômetros. Não há familiares vivos de Dennis Copping no Reino Unido e o seu nome está inscrito no memorial às vítimas da guerra na cidade de El Alamein.