terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Um dia antes do Dia D ...


O dia 6 de junho de 1944 é uma das datas mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Naquela ocasião, uma vanguarda de 175 mil soldados anglo-saxãos (americanos, ingleses e canadenses) desembarcaram corajosamente nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazistas.

Devido ao volume impressionante de navios de guerra, embarcações de transporte de tropas e aviões dos mais variados tipos e modelos, seguramente o Dia-D, o começo da Segunda Frente, deve ser considerado como a maior invasão aero-naval que a história até então conheceu.


O 506º Regimento de Infantaria Pará-quedista é um regimento americano de infantaria pára-quedista voluntária, parte da divisão 101ª Divisão Aerotransportada, criado pouco depois dos Estados Unidos entrarem na II Guerra Mundial.

O regimento continha nove companhias, entre as mais famosas a "Able", a "Backer", a "Dog", a "Easy", a "Fox", entre outras.

Seus combatentes foram treinados no Campo Tocooa, na Geórgia, seu comandante era o coronel Sink.

O primeiro combate que participaram foi na madrugada de 6 de junho de 1944, no famoso Dia D, o seu objetivo era aterrar na Normandia atrás das linhas inimigas, tomar uma bateria de canhões em Sainte-Marie-du-Mont, proteger as saídas sul da praia Utah, as norte de Omaha e tomar a cidade de Carentan. Seus objetivos foram completados, apesar dos erros de aterragem devido a alta concentração de armas antiaéreas nazistas na região.

Os homens da 101st Easy Company

Este é meu mais novo membro da Easy Company, nessas fotos ele está aguardando o embarque nos aviões C-47 Skytrain para saltar atrás das linhas inimigas na Normandia, litoral da França, surpreendendo as tropas alemãs.