terça-feira, 27 de setembro de 2011

Navio da Segunda Guerra é encontrado com riquezas ...

O Massacre de Babi Yar – 1941

Encontrado navio afundado na Segunda Guerra Mundial, com 200 toneladas de prata a bordo

Publicado em 26 de setembro de 2011 por Adriano De Toni



O SS Gairsoppa, um navio de carga britânico afundado por um submarino alemão em 1941, e que transportava 200 toneladas de prata, avaliadas hoje em 150 milhões de libras esterlinas, foi encontrado pela empresa de exploração marítima americana Odyssey Marine Exploration.

De acordo com o contrato firmado com o Departamento de Transportes, a empresa americana ficará com 80% da carga.

O navio retornava à Grã-Bretanha, vindo da Índia, e em decorrência de estar com  pouco combustível (que em caso de tempestade seria terrível) e, tentou desviar a rota para o porto de Galway, mas foi flagrado e afundado em 17 de fevereiro de 1941, pelo U-boat-101.

Três membros da tripulação sobreviveram em um bote salva-vidas e alcançaram a costa da Cornualha duas semanas mais tarde, mas dois morreram tentando chegar à terra. Apenas um, dos oitenta e cinco tripulantes, sobreviveu.



O naufrágio do navio de 412 pés,  foi encontrado neste verão (Europa) a quase 4700 metros de profundidade, no Atlântico Norte, a 300 milhas ao largo da costa irlandesa, mas só foi confirmado como sendo o SS Gairsoppa na semana passada.

Andrew Craig, gerente sênior de projetos da Odyssey Marine, fez a seguinte declaração:

“A primeira fase do projeto nós já fizemos, foi a localização da embarcação. Agora temos que trabalhar duro no planejamento do trabalho para a fase de recuperação, mas dada a orientação e as condições do naufrágio, estamos extremamente confiantes de que nossa operação de resgate planejada será adequado para a recuperação desta carga de prata.”

O SS Gairsoppa foi encontrado na posição vertical sobre o fundo do mar, com seus porões de carga abertos, o que significa que os submarinos de controle remoto devem  ser capazes de recuperar a carga.

Os trabalhos de resgate estão previstos para ter início no segundo trimestre de 2012.

“Apesar de não comentar sobre as especificidades de tais acordos comerciais, Odyssey Marine Exploration foram agraciados com o contrato, que ofereceu a melhor taxa de retorno para a HMG [Governo de Sua Majestade].