sexta-feira, 4 de março de 2011

Folha ES planta o ódio religioso e ganha resposta

Capa do "jornal" mostrando o prefeito
vestido de mãe de santo

Um jornalzinho aqui da cidade que não tem ética nenhuma divulgou ontem uma foto com uma montagem do Prefeito Carlos Casteglione vestido de mãe de santo com uma crítica escrevendo sobre um ato do executivo assinado dentro de um "centro de macumba". Já não bastasse a falta de credibilidade do tal "jornal", o dono do meio de comunicação criticou a religião contrária a sua (evangélico) o que causou grande revolta na população, principalmente causando uma grande discussão no Facebook, com a maioria dos usuários contrários à atitude do responsável pela divulgação da matéria.

Por fim, a responsável pelo Centro Espírita Menino de Jesus escreveu uma carta ao Senador Magno Malta (também evangélico) demonstrando sua indignação.

No Facebook a notícia é de que se pesquisarmos no site do STJ sobre FOLHA ES haverá vários processos contra o jornal, inclusive 23 já sentenciados!

Confira a matéria do Jornal O FATO de responsabilidade de Dona Izolina.

Dona Izolina

Ataques pessoais, não

O prefeito Carlos Casteglione vive um delicado momento administrativo. Isso é incontestável apesar do próprio tentar ir contra a verdade dos números, que não mentem. Ele, como gestor, pode, deve e é até salutar que seja cobrado. Mas, ataques pessoais não deveriam ocorrer. Muito menos por causa da sua orientação religiosa. Se como prefeito, foi eleito pela maioria, para representar todos os cachoeirenses, e não apenas parte deles, como cidadão também deve ter a tranquilidade de escolher qual religião seguir, ou templos frequentar ou não.

Obras

Pavimentação e drenagem

Os moradores do bairro São Lucas participaram na noite de quarta-feira (2) da assinatura da ordem de serviço para drenagem e pavimentação da Rua José Clésio Moreno Jr e de parte da Rua 7. A obra é um pedido antigo dos moradores, que há muitos anos esperam por melhorias e convivem com problemas como poeira, lama e com a abertura de valetas em dias de chuva forte.  A assinatura foi realizada durante a prestação de contas que o prefeito fez para os moradores da região, no centro comunitário do bairro. A obra será realizada com recursos provenientes de emenda Parlamentar do senador Magno Malta. Orçada em R$ 448.819,21 será conduzida pela Construtora Roma e tem prazo de 120 dias para ser concluída. Capixaba

Força no Congresso Nacional

Há apenas um mês atuando como deputado federal em Brasília, o tucano César Colnago já apresentou projetos importantes e participa de mobilizações em defesa dos interesses de milhões de brasileiros. Ele foi o único deputado capixaba que votou pelo salário mínimo de R$ 600 e já integra o movimento "CPMF Não!"

Agrotóxicos

Recolhimento dá certo

O trabalho de recolhimento das embalagens de agrotóxicos antigas foi considerado um sucesso pelos técnicos que participaram da ação. De 21 a 25 de fevereiro, a prefeitura contabilizou a entrega de 6.131 embalagens antigas, 600 litros de restos de produtos em líquido e outros 110 kg em pó. A ação foi promovida em parceria pela prefeitura de Cachoeiro e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), com o apoio da Pastoral Ecológica e da Associação de Revendedores de Agrotóxicos do Sul do Estado do Espírito Santo (Arasees).

CARTA PÚBLICA AO SENADOR MAGNO MALTA

Exmo. Sr. Senador Magno Malta,

Fiquei muito triste com o que li na Folha do E. Santo do último dia 3 de março. A principal matéria do jornal, sobre ordem de serviço para construção de uma escadaria no bairro Zumbi, foi extremamente desrespeitosa comigo e com minha crença.

A ordem foi dada pelo prefeito Casteglione no Centro Espírita Menino Jesus, espaço pelo qual sou responsável, porque lá também estava sendo inaugurada a Biblioteca Comunitária do bairro.

Mas, de acordo com o jornal, a ordem de serviço teria sido dada num “centro de macumba” só para constranger o senhor, que é evangélico e que conseguiu os recursos para a obra, por meio de emenda parlamentar.

Daí, eu pergunto ao Senador: esse fato constrange o senhor?

Doeu-me o coração pensar que sim, como o jornal sugere. Por isso, venho a público fazer essa pergunta, já que não posso ignorar que o Estado é laico e que a intolerância religiosa não pode ser defendida por um representante do povo, como é o senhor.

Só sei, Senador, que o que era uma ótima notícia para os moradores do Zumbi – a escadaria é esperada há anos pela comunidade - foi transformada num ato de preconceito religioso. Podemos admitir isso?

E que fique claro que o desrespeito não foi apenas a mim, mas a toda e qualquer pessoa que, segundo a Constituição de nosso país, tem a liberdade de escolher a religião que quer seguir.

Graças a Deus vivemos num país democrático.

Como repúdio a esse ato de intolerância religiosa, realizaremos na próxima quinta feira, dia 10 de março às 19h30min na Praça Jerônimo Monteiro, uma manifestação pública. Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo para que se junte a nós.

Cordialmente,

Niecina Ferreira de Paula Silva (a Dona Isolina)

Frase: A verdadeira religião é a vida que levamos e não o credo que professamos.  Louis Nizer

Fonte:
http://www.jornalfato.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1283:criticas&catid=100:de-fato&Itemid=53