segunda-feira, 2 de julho de 2012

PICO DA BANDEIRA


30 DE JUNHO - ALTO CAPARAÓ - MG - BRASIL
Escalada ao Pico da Bandeira.

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude.

O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó, Minas Gerais. A carta topográfica do IBGE para a região, publicada em 1977, mostra o cume propriamente dito inteiramente dentro do Espírito Santo, a poucos metros da divisa mineira, e alguns serviços de imagens de satélite, como o Google Maps, também o fazem. Entretanto, o Anuário Estatístico do Brasil, também do IBGE, lista o Pico da Bandeira como o ponto culminante de ambos os Estados, sendo esta a posição oficial do órgão. Ainda segundo o mesmo Anuário, as coordenadas do Pico são 20º26'04" de latitude sul e 41º47'44" de longitude oeste.

O Pico da Bandeira possui esse nome porque, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.
---
Vá preparado, com condição física razoável, leve garrafas de água, roupas leves para caminhada e uma muda de roupa ensacolada na mochila para trocar no alto do pico, vá com tênis apropriado para caminhada e confortável. A maioria das pessoas preferem pernoitar no Terreirão que é um acampamento a 3,7 km de distância da Tronqueira, quando nós fomos o guarda disse que a temperatura naquela noite foi de -4.1º. Como nós preferimos subir pela manhã, nos permitimos utilizar roupas leves, como camiseta e bermuda, mas ao chegarmos no alto do Pico da Bandeira precisamos trocar as roupas pois ficamos muito suados e o vento lá em cima é congelante.

A subida exige muito das pernas pois o caminho é bastante acidentado e os 1200m finais é bastante íngreme. A descida exige muito cuidado devido às pedras soltas e o terreno acidentado aliado ao cansaço físico faz com que nossas pernas e joelhos sejam muito exigidos.

Há pousadas e hotéis no local, com preços variados, além de cafés, restaurantes e serviço de jeep para ir até a Tronqueira.

Imagens do passeio:

Meu pé na véspera da Viagem

Na pousada antes da subida

9º Celsius

Chegada na entrada do Parque: R$11,00

Tronqueira - já nas alturas

A esposa não poderia faltar

Amigos de sempre, imagens para sempre

Subindo para o Terreirão

Casa de Pedra

Subindo para o Pico

Paradas e mais paradas

Antes tava ok, agora negativo!

Mortinho

Descansando para pegar os 1200m mais infernais

Os 1200m infernais

A seta indica o objetivo

Objetivo Alcançado

Eis o Pico da Bandeira

Penhasco

Airborne Easy Company 101st

Eu e Rafa - Easy Company

O mais perto do Céu

Contemplando as nuvens e a paisagem

Marco que tanto queremos lá de baixo

V de Vitória

Subindo mais que os 2892m

Sem asas no céu

Harmonica Man

DEUS EXISTE!