ao chegar em Marataízes para o verão 2011 tenham muito cuidado. A praia principal foi revitalizada com 50 mt de areia no início deste ano. Antes dessa obra, por mais de 10 anos a praia central foi alvo da revolta da natureza fazendo com que o mar chegasse até a Av. Atlântica, a principal via da cidade e que atravessa a principal e mais movimentada praia.
Praia Central antes da Reforma de 2010
Pois bem, a obra gigantesca de cobrir a praia com 50 mts de areia trouxe de volta um local adequado para os banhistas, mas uma ameaça terrível pode causar uma tragédia nesse verão que se inicia. Imaginem o mar que antes batia suas ondas na avenida principal, agora imagine você nadar 50 mt para dentro desse mar, o que aconteceria? A profundidade certamente aumentaria proporcionalmente, o que daria uns 3 a 4 metros mais fundo.
Primeiro espigão (Píer) construído na praia principal
Assim, hoje, a praia apresenta um risco terrível para crianças e idosos, a beira-mar hoje, distante 50 mts da avenida principal, está extamente onde a profundidade durante 10 anos era de 3 a 4 mts. Assim, o que acontece? Ao entrar no mar, basta dar 3 a 4 passos para você literalmente afundar em um degrau de pelo menos 1,60 m, foi o que aconteceu comigo nesse final de semana, um degrau tão grande que você tem uma enorme dificuldade de sair da água devido a elevação das ondas na beira da praia.
Praia de Marataízes parcialmente recuperada
No início do ano de 2010 presenciei um senhor de idade bem avançada entrando na água e não conseguindo ter forças para sair, precisou ficar de joelhos no tal degrau e não conseguia se levantar devido à força das ondas que teimavam em levá-lo de volta para o fundo, precisou de 2 homens tirá-lo para evitar o pior. Agora imaginem uma criança de 3 a 10 anos? Não teria chance nenhuma se caísse no tal degrau. Esse é o principal motivo do meu alerta. Aos pais, que gostam de levar seus filhos e deixá-los à beira-mar enquanto curtem uma cerveja na barraca, tenham muito cuidado, a praia principal de Marataízes vai deixar amargas lembranças na população se a prefeitura não fizer urgentemente uma campanha de conscientização com os turistas e não treinar seus salva-vidas para futuros casos de afogamento.
Além desse problema todo, é possível que veremos também na praia principal casos de atropelamento, esse final de semana também presenciei estúpidos motoristas de caminhonetes enormes como S-10 e Hilux correndo a uma velocidade impressionante pela areia da praia, de uma ponta a outra, além disso, no outro dia um Fourtrax fazia o mesmo com uma criança na garupa.
Isso é o que deveria acontecer com todos
os imbecis que acham que praia é via pública
para seus automóveis.
Esse carro é permitido na areia
Marataízes é uma cidade sem lei, sem policiamento, os bares enchem a praia de cadeiras e mesas obrigando as pessoas a sentarem num lugar pior ou usar o serviço de seus comércios, todos os anos os carros de som causam transtornos (principalmente aquela porcaria de Funk), o trânsito é caótico, o lixo na praia é impressionante, a falta de conscientização das pessoas que vêm de outros Estados é incrível, chegam, fazem o que querem, bagunçam, sujam, arrumam confusão, ligam seus carros de som na maior altura, e nada acontece, quando reclamamos com a polícia somos desrespeitados ouvindo das autoridades para que não os incomode com reclamações idiotas.
Então, é o seguinte, ou as autoridades de Marataízes decidam fazer um Choque de Ordem ou o verão 2011 ficará marcado como um dos piores dos últimos anos, com praia e tudo, e muita gente morrendo afogada!
MINEIROS, PAULISTAS, CARIOCAS e outros ... CUIDEM DE SEUS FILHOS NA PRAIA DE MARATAÍZES.
MINEIROS, PAULISTAS, CARIOCAS e outros ... CUIDEM DE SEUS FILHOS NA PRAIA DE MARATAÍZES.