quinta-feira, 22 de março de 2012

O DESIGNER


Na tradução do Wikipedia:


O designer é o profissional que está habilitado a efetuar atividades relacionadas ao design. Normalmente o termo se refere ao desenhista industrial, habilitado em programação visual e projeto de produto, uma série de tipos diferentes de designers e ainda de projetista (termo genérico para quem projeta).

Em inglês, o termo se refere a qualquer indivíduo que esteja ligado a alguma atividade criativa ou de projeto.
Esse anglicismo foi adotado, no final do século XX (no Brasil), na tentativa de universalizar as profissões ligadas ao projeto. Até certo ponto isso tem ocorrido e a maioria das universidades preferem o termo "designer" a "desenhista industrial". Mas como o termo "projeto" já existia e é um sinônimo, muito próximo, do termo "design". Até hoje os termos "design" e "designer" tem causado confusão entre não-designers.


Na minha concepção:

Quem trabalha com criação precisa de um ambiente tranquilo, alegre, precisa de tempo para pensar, colocar as ideias na cabeça, montar, desenhar, pintar, recortar, precisa de cuca fresca, não pode ser pressionado, não pode ser tão cobrado, e acima de tudo, precisa ser bem remunerado ... porque o sucesso de uma campanha nasce, cresce, desenvolve-se pelas mãos do desenhista, cartunista, designer, webdesigner, programador ou seja lá em quem for o dono da cabeça pensante que está por trás de um nome! Não só nós, mas todos envolvidos devem ter maturidade para entender que o desenhista - ou "designer" - não é um apertador de parafusos, o trabalho dele não envolve lógica, envolve CRIATIVIDADE .. que aflora quando ele se sente bem!