quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MAIS UMA SOBRE PERDÃO ...



Vê-se claramente que, segundo o Novo Testamento, nosso perdão aos irmãos e irmãs não pode ser o resultado de algum árduo esforço empreendido na esperança de conquistar o perdão divino ou por medo de perdê-lo. É sempre fruto de ser experimentado o livre e gratuito perdão divino. Somente quem experimenta o perdão pode deveras perdoar; como também somente aquele que experimentou o amor pode deveras amar (George Soares-Prabbu).

Para sentirmos na pele os problemas dos outros não basta termos lido alguma coisa sobre solidariedade, nem mesmo basta sermos pessoas de bom coração. É preciso termos passado por alguma experiência semelhante. Quem alguma vez machucou-se severamente num tomo dificilmente vai divertir-se com as quedas de outras pessoas, sabe quanto aquilo lhe custou  e pode avaliar quanto a pessoa pode estar sofrendo. Quem já passou uma noite de insônia entenderá mais facilmente quando alguém chega e conta que teve ou tem dificuldades para dormir. Quem cometeu uma ofensa e sentiu o peso da culpa a tomar conta de seu íntimo, poderá entender melhor quanto de sofrimento vai no coração de seu ofensor, quanto de constrangimento e de orgulho estúpido na tentativa de preservar uma bela auto-imagem até para si próprio. As experiências desagradáveis de nossa vida não são inúteis ou desgraças totais. Têm o condão de nos colocar os pés no chão da realidade, de nos firmar no bom senso, outro nome da humildade.

Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de compaixão, de bondade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro; como o Senhor vos perdoou, assim também fazei vós (Cl 3, 12-13).

VOTO NULO

NÃO FAÇO APOLOGIA AO VOTO NULO, SÓ DOU EXEMPLOS DO PORQUE DA MINHA OPÇÃO: NÃO DOU DIREITO DE REPRESENTAÇÃO A LADRÃO!

CLIQUE PARA AMPLIAR

CLIQUE PARA AMPLIAR

NO DIA QUE EU PUDER ENTRAR NUM HOSPITAL DO GOVERNO, LIMPO, COM LEITOS SOBRANDO, COM PROFISSIONAIS DEDICADOS E BEM REMUNERADOS, SEM PAGAR CONSULTA OU DAR UM CHEQUE CAUÇÃO, NO DIA QUE EU PUDER ENTREGAR MEU FILHO A UMA ESCOLA PÚBLICA COM PROFESSORES MOTIVADOS PELO BOM SALÁRIO, COM AS SALAS E EQUIPAMENTOS NÃO SUCATEADOS, QUE LHE GARANTA UM ENSINO DE QUALIDADE, EU VOLTAREI A VOTAR!

POR ENQUANTO EU VOTO NULO! POLÍTICA É LUGAR DE BANDIDO! EU NÃO ALIMENTO A BANDIDAGEM! SOU BRASILEIRO JÁ DESISTI FAZ TEMPO!

BRASIL UM PAÍS DE TODOS ... OS ESPERTOS, OS LADRÕES, OS RICOS E CAFAJESTES!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O CIRCO DO BRASIL - ELEIÇÕES 2010




Ontem recebi um e-mail desses da temporada política. Um email metendo o pau na Dilma, dizendo entre outras coisas que ela era terrorista, etc ... e falando milhões de coisas contra o Luiz (Lula) ...

Bom, acho que cada um tem sua opinião, mas todo mundo sabe que falar de política é arrumar briga e confusão.

Não gosto da Dilma, pra mim ela vai ser um fantoche do esquema Petista, até certos pontos do e-mail eu concordo, com a quantidade de casos bombásticos sobre corrupção e banditismo em vários lugares do país, o que eu acho engraçado é que o povo escreve mal do presidente, sendo que se não fosse a Polícia Federal, essas bombas não explodiriam, poderia ser no governo do PT, PSDB, PMDB e outros tantos partidos ladrões que tem por aí, se não fosse a PF a coisa tava pior, o Arruda não estaria exonerado por exemplo, e ele é do DEM um partido que foi criado a partir do PSDB.

É interessante que no e-mail fale sobre educação, saúde, etc ... da crise nesses setores como se fosse somente no governo Lula, a educação e a saúde estão uma droga desde que o Brasil é Brasil e ninguém nunca fez nada ... nem PT e nem PSDB que governaram o país nessas últimas décadas com FHC e LULA. O que esse pessoal que escreve esses e-mails deveria saber é que uma verba sai de Brasília igual carro zero em concessionária, saiu da loja já perdeu o preço em 10%. É assim que funciona o esquema, muitos se esquecem que o dinheiro sai de Brasília pra chegar numa escola e em um hospital e nesse caminho ele vai perdendo um pedacinho em cada lugar que passa ... perde na mão do deputado federal, perde na mão do senador, perde na mão do vereador, perde na mão do prefeito, perde na mão do secretário, perde na mão dos assistentes de gabinete, perde na mão do diretor da escola ou do hospital, perde na mão do empreiteiro e no fim quem perde é o trouxa do Brasileiro que vota nesse monte de bandido.

Gente, a coisa é tão incrível, tão absurda, que tem servidor que furta pó de café, açúcar, pacote de Folha A4, imagina o que fazem com o dinheiro? Vocês acham que o presidente tem controle do caminho que o dinheiro faz até chegar numa escola da zona rural do interior do ES? 

Essa forma de política do Brasil, ou trocando as palavras, essa forma de roubar o Brasil é a cultura do brasileiro, que encontra no setor público uma forma de se dar bem e ganhar dinheiro, e foda-se o povo, foda-se o pobre, foda-se o favelado, ninguém tá nem aí se o brasileiro tá ficando burro sem escola, pelo contrário eles querem é um bando de gente fumando crack e dançando funk para não ocuparem seus neurônios com o que realmente acontece de grave no Brasil. Político é raça ruim, é bandido, os bons que se infiltram lá, ou tornam-se maus ou caem fora de medo ou vergonha. E depois os ricos reclamam da violência, das drogas, blindam seus carros de luxo e levantam os muros das suas mansões, a culpa é deles mesmo, porque a desigualdade social gerada pela falta de educação, saúde e trabalho gera a violência e as mortes pelo tráfico de droga e os crimes bárbaros que ocorrem diariamente.

E não interessa se vai ganhar a Dilma, o Serra, a Marina, o Plínio ou o Ey, Ey, Eymael ... a verdade é que o Brasil não vai mudar, pois foi criado assim, desde 1500 a política do Brasil é dessa maneira, se fosse uma política de verdade, honesta e compromissada com a justiça e com as desigualdades sociais veríamos pessoas ilustres e juristas renomados na propaganda eleitoral gratuita e não, MAGUILA, TIRIRICA, MARCELINHO CARIOCA, ROMÁRIO, RONALDO ESPER, NETINHO DE PAULA e tantas aberrações que assistimos na tv e rimos pra não chorar! E pior, que essas merdas que não sabem nada de política acabam ganhando!

Sabe quando é que eu vou votar em alguém de novo? Quando o Brasil explodir e nascer uma Pátria de verdade.

FAÇA COMO EU, NÃO ALIMENTE A CORRUPÇÃO, VOTE NULO!

Ou você acha que a culpa é do presidente por votarem nesses caras aí embaixo?















sábado, 21 de agosto de 2010

CAMPOS ALTOS - PÁTRIA MINHA

É por isso que meu sangue borbulha e minhas lágrimas escorrem quando penso nesse Estado de onde vieram minhas raízes e para onde irão minhas lembranças.

Ao ver o vídeo lembro de cada familiar, cada pai, mãe, tio, tia, primo, prima que carregam no sangue algo semelhante ao meu, o privilégio de nascer em Minas Gerais e ter um sangue mineiro.

Quem é de Minas sabe o que é assistir ao emocionante poema que ilustra esse meu blog! Apesar de ter nascido paulista, não nego, EU SOU MINEIRO!

CAMPOS ALTOS É MINHA TERRA,
TERRA DA QUAL SOU GRÃO.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

NOTA FISCAL PAULISTA DÁ DINHEIRO E PRÊMIOS

Essa notícia é para quem gosta de comprar pela internet, receba dinheiro e prêmios. É real!


O Programa Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Ele é um incentivo para que os cidadãos que adquirem mercadorias exijam do estabelecimento comercial o documento fiscal. Os consumidores que informarem o seu CPF ou CNPJ no momento da compra poderão escolher como receber os créditos e ainda concorrerão a prêmios em dinheiro.

Basta cadastrar-se no site:


Tenha em mãos seu CPF e Título de Eleitor.

Os créditos são depositados em sua conta corrente/poupança.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SAIA DE CIMA DO MURO


Havia um grande muro separando dois grandes grupos.

De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus.

Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.

E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.

O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:

- Ei, desce do muro agora… Vem pra cá!

Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:

- O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?

Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:

- É porque o muro é MEU.

Não se esqueça: Não existe meio termo. O muro já tem dono.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Um homem Inteligente Falando das Mulheres

(Luiz Fernando Veríssimo)

O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.

Tenho apenas um exemplar em casa,que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha "Salvem as Mulheres!"

Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:


1. Habitat 
Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.


2. Alimentação correta
Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.


3. Flores 
Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.


4. Respeite a natureza 
Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.


5. Não tolha a sua vaidade 
É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.


6. Cérebro feminino não é um mito 
Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.


Não faça sombra sobre ela.

Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

E meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire GAY. 
Só tem mulher, quem pode!

"Não espere por uma crise para descobrir 
o que é importante em sua vida."

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Direito Administrativo - FATO PRÍNCIPE X FATO DA ADMINISTRAÇÃO

Para tirar uma dúvida frequente:

FATO DO PRÍNCIPE
 
É definido como “toda determinação estatal, geral, imprevista e imprevisível, positiva ou negativa, que onera substancialmente a execução do contrato administrativo” (MEIRELLES, 1996, 207).

CELSO ANTÔNIO BANDEIRA DE MELLO (2003, p. 592) refere-se a ele como “agravos econômicos resultantes de medidas tomadas sob titulação jurídica diversa da contratual, isto é, no exercício de outra competência, cujo desempenho vem a ter repercussão direta na economia contratual”.
A criação de determinado tributo, normalmente é citada como exemplo deste instituto.

FATO DA ADMINISTRAÇÃO

Enquanto o fato do príncipe decorre de ato geral, o fato da administração é praticado pela própria contratante e afeta determinado contrato (MEIRELLES, 1996, p. 209).

Pode-se citar, por exemplo, o disposto nos incisos XV e XVI do art. 78 da LLCA, ou seja, quando a Administração atrasa por mais de 90 dias os pagamentos devidos ou quando não deixa disponível área, local ou objeto para a execução do contrato.

NÃO FOI TUA CULPA


(Pe. Fábio de Melo)

Nem sempre na vida,
se joga tão bem,
se destroem as coisas,
e os sonhos também.
nossos olhos se enchem de lágrimas, lembrando o que aconteceu...

Ninguém nunca nos disse,
ou tentou ensinar,
que alguns que se amam podem se odiar,
quando não se permite
ao amor respirar,
o orgulho consegue ganhar.

Eu sei não é fácil ver desmoronar tua felicidade
num castelo de areia.
ouvir estas vozes na escuridão,
te acusando e reclamando...

Não foi tua culpa,
e não te engane com isso.
Não foi tua culpa,
Liberta-te deste peso.
Não te tortures,
pensando que mal tens feito...
se Deus não te acusa,
Ninguém mais tem o direito,
Não foi tua culpa...

Não tenha vergonha,
se queres chorar,
tens uma ferida que deve curar
e se queres olhar a diante,
o passado se deve sarar.

Eu sei não é fácil falar de perdão,
o ódio atrapalha e escurece a razão.
Já não busques culpados em teu coração,
mas um refúgio onde possas amar.

Tenha coragem, e segue lutando...
a muito por amar,
e Deus não pensa em deixar-te!
Se andam falando que a história acabou,
a verdade é outra,
apenas está começando!

Não foi tua culpa,
que não te enganem com isso.
Não foi tua culpa.
Liberta-te deste peso.
Não te tortures,
pensando que mal tens feito,
se Deus não te acusa,
ninguém mais tem o direito.

Tens mais uma chance, de ser feliz,
ainda podes dizer ao amor...
Que Sim!
Que Sim!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

MAJOR WINTERS - ACTION FIGURE

UMA JUSTA HOMENAGEM A UM GRANDE HERÓI

Quem acompanha este blog sabe da minha paixão pela Segunda Guerra e pelas action figures. Esse mês a Did, uma das principais empresas do ramo, lançou a figura do Major Richard Dick Winters, o maior herói entre os paraquedistas americanos, pertencente ao 101 Easy Company, foi retratado fielmente na série da HBO "Band of Brothers", o ator que teve a honra de representar muito bem o herói de guerra teve sua face filmente esculpida pela DID, e o resultado foi impressionante, nas fotos abaixo, fica difícil saber quem é o boneco e quem é o ator.

A melhor série de todos os tempos

Damian Lewis como Dick Winters






 
O verdadeiro herói Richard "Dick" Winters

ESTE COM CERTEZA ESTARÁ EM BREVE NA MINHA COLEÇÃO.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MEU ESTADO DO CORAÇÃO - MINAS GERAIS!

MINAS TEM SIDO MOSTRADO DE FORMA EXUBERANTE PELA REDE GLOBO MINAS:



QUANTA EMOÇÃO! SAUDADE DEMAIS! MINAS GERAIS MEU CORAÇÃO NÃO TE ESQUECE JAMAIS!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

APROVADA LICENÇA MATERNIDADE DE 180 DIAS


SENADO FEDERAL - Aprovada licença-maternidade de seis meses

Posted: 05 Aug 2010 06:27
Publicado em 4 de Agosto de 2010 às 11h15

O Senado Federal aprovou em segundo turno, ontem, terça-feira (3), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 64/07, da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que amplia a licença à gestante de 120 para 180 dias. A PEC, que recebeu 62 votos favoráveis e nenhum voto contrário, vai agora à Câmara dos Deputados.

A proposta altera a redação do inciso XVIII do artigo 7º da Constituição. Na prática, estende a todas as trabalhadoras o benefício que havia sido concedido pela Lei 11.770/08 às funcionárias das empresas que aderissem ao Programa Empresa Cidadã. Por essa lei, originada de projeto da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), as empresas que aderissem ao programa teriam benefícios fiscais.

Alguns estados, municípios e empresas do setor público também já haviam ampliado para seis meses a licença de suas servidoras gestantes, o que passará a ser obrigatório caso a Câmara confirme a decisão do Senado.

A PEC foi aprovada em primeiro turno no esforço concentrado do dia 7 de julho. O resultado foi comemorado pelos senadores e pelo público presente nas galerias do Plenário.

A autora da proposta, senadora Rosalba Ciarlini, disse que a PEC foi a primeira proposição que apresentou no Senado, fruto de suas observações quando atuava como médica pediatra.

- Via a angústia das mães quando tinham que voltar ao trabalho. Agora, a mãe vai voltar ao trabalho muito mais produtiva e tranquila, ao passo que a criança terá um desenvolvimento psíquico mais equilibrado e será um cidadão de paz - disse a senadora.


Consagração

O presidente do Senado, José Sarney, elogiou o valor social da PEC. Ele lamentou que o regimento imponha restrições à participação do presidente nas votações e disse que, do contrário, teria prazer em juntar seu voto ao dos demais.

- A emenda de Vossa Excelência recebeu uma verdadeira consagração dessa Casa - disse.

Diversos outros senadores ressaltaram os benefícios inerentes à ampliação do período de convivência entre a mãe e o bebê. A senadora Marina Silva (PV-AC) observou que a oportunidade de amamentação por mais tempo exclui a necessidade de alimentação precoce que expõe os recém-nascidos a diversas infecções.

- Há ganho emocional, ganho social e ganho econômico para o poder público, já que há perspectiva de diminuição de gastos com saúde pública - disse Marina, que voltou de sua licença para participar do esforço concentrado.

Já o senador Augusto Botelho (PT-RR), que também é médico, acrescentou que não é só leite que faz bem ao bebê, mas o contato físico com a mãe.

- Seis meses é o mínimo. As pessoas serão melhores se conviverem mais tempo com as mães - disse.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), por sua vez, lembrou que a ideia é meritória e que existe em muitos países, mas que será necessário reduzir outros gastos públicos para que mães e filhos não sejam prejudicados.


Segurança

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), observou que a votação foi acompanhada por assistentes sociais, que lotaram as galerias do Plenário e comemoraram o resultado.

- Todos têm conhecimento profundo da matéria e sabem do que estamos falando - disse.

O que difere a proposta ora em discussão da Lei 11.770/08, que criou o Programa Empresa Cidadã, é que, no caso da legislação em vigor, a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses vale para as funcionárias das empresas que aderirem ao programa, mediante incentivo fiscal. A PEC de Rosalba Ciarlini, por sua vez, torna a norma obrigatória para todas as empresas e instituições.

A autora enfatizou, na justificação da PEC, os benefícios que poderão advir para a saúde da mãe e do recém-nascido. Disse ainda que a proposta visa garantir a segurança da mulher no mercado de trabalho.

Fonte: Senado Federal


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

FGV ORGANIZARÁ EXAME OAB 2010

OAB decide que FGV aplicará o Exame de Ordem Unificado a partir de agora 

[5/8/2010 - 07:01]

Brasília - A Fundação Getúlio Vargas (FGV) passará a ser responsável pela organização e realização do Exame de Ordem Unificado em todo o país, a partir de agora. A decisão é do Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil e da Diretoria do Conselho Federal da OAB. Por deliberação do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB e de sua Diretoria, o Conselho Federal da entidade rescindiu hoje o contrato que mantinha com a Fundação Universidade de Brasília (FUB) para a organização e realização dos Exames de Ordem Unificados de 2010, serviços que ela prestava por meio do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe/UnB).

E a galera ó:



Fonte: http://www.rondoniajuridico.com.br/ler_noticia.asp?cod=6203

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Perdão - mais uma página ...



Vê-se claramente que, segundo o Novo Testamento, nosso perdão aos irmãos e irmãs não pode ser o resultado de algum árduo esforço empreendido na esperança de conquistar o perdão divino ou por medo de perdê-lo. É sempre fruto de ser experimentado o livre e gratuito perdão divino. Somente quem experimentou o perdão pode deveras perdoar; como também somente aquele que experimentou o amor pode deveras amar. (George Soares-Prabbu).

Para sentirmos na pele os problemas dos outros não basta termos lido alguma coisa sobre solidariedade, nem mesmo basta sermos pessoas de bom coração. É preciso termos passado por alguma experiência semelhante. Quem alguma vez machucou-se severamente num tombo dificilmente vai divertir-se com as quedas de outras pessoas, sabe quanto aquilo lhe custou e pode avaliar quanto a pessoa pode estar sofrendo. Quem já passou uma noite de insônia entenderá mais facilmente quando alguém chega e conta que teve ou tem dificuldades para dormir. Quem cometeu uma ofensa e sentiu o peso da culpa a tomar conta do seu íntimo, poderá entender melhor quanto de sofrimento vai no coração de seu ofensor, quanto de constrangimento e de orgulho estúpido na tentativa de preservar uma bela auto-imagem até para si próprio. As experiências desagradáveis de nossa vida não são inúteis ou desgraças totais. Têm o condão de nos colocar os pés no chão da realidade, de nos firmar no bom senso, outro nome da humildade.

Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de compaixão, de bondade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro; como o Senhor vos perdoou, assim também fazei vós (Cl 3, 12-13).

TBF AVENGER 1/48

O Plastimodelismo é um hobby que deixa a gente satisfeito quando vê o resultado. Este é o mais novo modelo montado da minha coleção, o TBF Avenger, bombardeiro que atuou no Pacífico durante a Segunda Grande Guerra. Está na escala 1/48 e foi adquirido no Aeroporto de Congonhas.

Este modelo em especial foi pilotado pelo ex-presidente W. George Bush, pai do também ex-presidente George Bush o antecedente de Barack Obama. O nome do avião é Barbara III, o mesmo nome da mãe de Bush, Bárbara Bush.

O ex-Presidente George H. Bush num TBF Avenger 
da Marinha em 1944.

HISTÓRIA:

Um TBF Avenger na Pista

Grumman TBF Avenger, ou TBM para as aeronaves produzidas pela General Motors, foi um avião-torpedeiro construído para a Marinha dos Estados Unidos e para os Marines, que participou da II Guerra Mundial entrando em ação em junho de 1942 na Batalha de Midway, durante a Guerra do Pacífico.

O TDB Douglas Devastator, construído em 1935 e até então principal torpedeiro da marinha norte-americana, havia se tornado obsoleto mesmo antes dos Estados Unidos entrarem na guerra. O governo contratou a empresa Grumman para desenvolver um avião mais moderno e o mesmo foi apresentado em sua fábrica na tarde de 7 de dezembro de 1941, ironicamente, o dia em que os EUA sofreram o ataque a Pearl Harbor. Com a difusão da notícia, a fábrica foi selada para se proteger de algum ataque inimigo e seus operários trabalharam em regime de urgência, fazendo com que seis meses depois, em junho de 1942, cem destes aviões fossem enviados para o Pacífico.


Planta de um Avenger

Seis deles participaram da defesa das Ilhas Midway e do ataque à esquadra japonesa mas devido a ainda pouca experiência dos pilotos com o avião, cinco deles foram destruídos na batalha.

Kit ainda nas árvores

Pelo resto da guerra entretanto, o Avenger participaria com sucesso de diversas batalhas aeronavais, como Guadalcanal e Ilhas Salomão (onde afundaram um porta-aviões japonês).

Pintura com tinta Acrilex Fosco

O Avenger teve duas versões mais modernas, TBF1-C e TBM3 (o de maior produção, com cerca de 4.200 aeronaves), e além de sua função principal de torpedeiro de belonaves de batalha de superfície também se tornou um grande “matador” de submarinos inimigos, tanto no Pacífico quanto no Atlântico, afundando trinta deles, mas aos poucos sua produção foi diminuindo, em detrimento do mais moderno F6F Hellcat, o caça que se tornaria o maior rival dos Zeros japoneses na Guerra do Pacífico.

Pintura do TBF Avenger

O torpedeiro também tem sua história ligada a personalidades famosas. O ex-Presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush foi um piloto de Avenger durante a guerra e em junho de 1943 era o mais novo aviador naval no conflito. Em setembro de 1944 ele foi abatido num destes aviões sobre a ilha japonesa de Chichi Jima; seus dois companheiros de tripulação morreram no episódio, mas Bush conseguiu lançar suas bombas e atingir o alvo antes de ser abatido, o que lhe valeu mais tarde a condecoração Distinguished Flying Cross da Marinha dos Estados Unidos.

TBF Avenger na Prateleira

Outra personalidade que combateu na guerra num TBF Avenger foi o ator Paul Newman, que atuou como artilheiro de cauda num destes aviões. Newman esperava ser aceito como piloto, mas recusado por causa de daltonismo, lutou como metralhador; como aviador naval do porta-aviões USS Hollandia, ele se enconrava a setecentos quilômetros do Japão quando Hiroshima sofreu o bombardeio atômico que encerrou a Guerra no Pacífico.

TBF ao lado de outros aviões

Após a II Guerra, o Avenger continuou a ser usado por vários anos pelas forças aéreas do Canadá e da Nova Zelândia, como apoio a alguns corpos de bombeiros nos Estados Unidos e para vôos particulares na mão de colecionadores de guerra.

TBF Avenger visto de cima

Foi um esquadrão destes aviões, o Vôo 19, que desapareceu misteriosamente num vôo de patrulha sobre o Mar do Caribe em dezembro de 1945, dando início as lendas sobre o Triângulo das Bermudas.

TBF Avenger - Detalhe da porta do Navegador


No Brasil

TBF Avenger e suas asas

A Aviação Naval Brasileira operou três aeronaves TBM. Os aviões foram doados pela USN, vindo a bordo do porta-aviões Minas Gerais quando este foi adquirido em 1956 da Marinha Real Britânica. Devido as desavenças com a Força Aérea Brasileira sobre qual força deveria operar os aviões a partir do porta-aviões, estes ficaram baseados em terra. Com a proibição da Marinha de operar aeronaves de asa fixa, os Avenger foram sucateados em 1965.


TBF Avenger - Sua Cauda

E pensar que tem gente que é viciado em Drogas! Eu sou abençoado por Deus de ser viciado em história e aviões da Segunda Guerra! Pratique o Hobby, diga não às drogas!