quarta-feira, 30 de junho de 2010

A ligação entre o Homem e o Perdão


A capacidade de perdoar a si mesmo ou aos outros é a marca registrada duma personalidade madura. Representa considerável avanço em relação ao mais primitivo desejo de vingança ... A vida de toda criança está cheia de gratificações e também de frustrações. A criança normal responde às frustrações com um desejo de vingança; em outras palavras, a criança gostaria de responder à fonte de frustração castigando quem a inflinge. A criança neste estágio está lutando com as emoções brutas de amor e ódio e só aos poucos aprenderá a mitigar o ódio com sentimentos mais fortes de amor ... O que é importante para a posterior prática do perdão é o reconhecimento  de que no nível mais primitivo o desejo humano não visa ao perdão mas à retaliação. Perdoar é ir além do princípio da retaliação (Raymond Studzinski).

Antes de pensarmos na tendência à vingança como algo negativo e imoral, convém lembrarmos que o ser humano segue, em sua evolução, as etapas de crescimento próprias à psicologia de todo animal. Quanto mais primitivo for este tanto mais será vingativo e impiedoso para com os seres que lhe parecem hostis. Os animais selvagens, segundo os especialistas, só atacam quando estão com fome ou quando se acham atacados. Fora disto, preferem ficar na sua ou mesmo retirar-se. Talvez a experiência lhes tenha mostrado que entrar em confronto sempre implica em desgaste. Os humanos têm desde o início sensibilidade afinada para o "meu", só abrindo mão de "direitos" na medida que vão percebendo ser mais vantajoso e gratificante repartir e partilhar. O Perdão é sinal crescente da maturidade psicológica. Indica na pessoa uma consciência firme do próprio valor, na certeza de que sua auto-imagem não será prejudicada por aquilo que os outros possam pensar, dizer ou fazer. Indica também magnanimidade, grandeza de espírito, compreensão e valorização das coisas que interessam a todos ou à maioria.

Deus amou tanto o mundo, que entregou seu Filho único, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3,16).

A virtude do Perdão - Editora Vozes.