Enviado por Sylvio Motta - 10.5.2010 | 12h34m
A ambiência equilibrada influencia decisivamente no aproveitamento do tempo de estudo. Torna-se necessário fugir dos inúmeros "chamados" que a rotina diária nos impõe para que o candidato mergulhe profundamente atingindo o máximo de concentração para apreensão dos conteúdos necessários para o êxito em concursos públicos. Buscar espaços onde o conhecimento seja plasmado continuamente, onde o silêncio é eloquente, onde todos comungam de objetivos semelhantes, é providência recomendável para o aprimoramento da capacidade intelectiva. Tais ambientes exercem um poder de indução que, indubitavelmente, socorre todos aqueles que lá se encontram.
Todavia, torna-se necessário reconhecer e, sobretudo, respeitar as diferenças. Da mesma forma que existem pessoas que conseguem orar em qualquer lugar, outras precisam estar em um templo para terem suas preces atendidas.

Tão importante quanto a concentração é o foco. Defina uma direção (área fiscal, tribunais, segurança pública, jurídica, bancária, etc). Definida a direção escolha um caminho (estudar só em casa; estudar só na biblioteca; estudar em cursos e em casa; estudar em cursos telepresenciais; etc.). Definido o caminho busque uma orientação da bibliografia recomendada (em sites; com amigos; com professores; etc). Finalmente empreender pesquisa para aquisição da referida bibliografia. Depois disso é só sentar e estudar, sem frescuras, amuletos, gurus ou quaisquer outros elementos metafísicos.
Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/vagas/